

Esteve presente também na reunião, o adido militar Sr Gen Muhammad Yousaf, O primeiro secretário Azzem Cheema e a equipe da embaixada.
Entre os jornalistas presentes estavam Milton Atanázio, Malu Silva, Fabiana Ceyhan, Ivan Godoy e Cristian Roberto. O grupo recebeu presentes do Ministério de Relações exteriores do Paquistão e conversou com o embaixador cerca de uma hora, falando também sobre a região, esportes, potencial turístico, população, religião, etc.
A data 14 de agosto:
O Estado moderno do Paquistão foi criado em 14 de agosto de 1947, na forma de dois territórios majoritariamente muçulmanos nas porções leste e noroeste da Índia Britânica, separados pela Índia, de maioria hindu. Integravam o Paquistão independente as províncias do Baluchistão, Bengala Oriental (futuro Paquistão Oriental e, mais tarde, Bangladesh), Fronteira Noroeste, Panjabe Ocidental e Sinde. A partilha da Índia Britânica resultou em distúrbios na Índia e no Paquistão – milhões de muçulmanos mudaram-se para o Paquistão, e milhões de hindus e siques mudaram-se para a Índia. Surgiram controvérsias entre os dois novos países quanto a diversos Estados principescos, como Jamu e Caxemira, cujo governante aderiu à Índia após uma invasão de guerreiros pastós; como consequência, a Primeira Guerra Indo-Paquistanesa (1948) terminou com a ocupação pela Índia de cerca de dois-terços de Jamu e Caxemira.
Postar um comentário