Com objetivo de descentralizar e democratizar o acesso ao cinema, fortalece produções nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal.
Uma tela de cinema com cadeiras de bambu, instaladas tradicionalmente no campinho de futebol, em uma pequena vila chamada Sagarana, no município de Arinos. É com este formato que moradores e visitantes podem compartilhar da 8ª edição do CineBaru - Mostra Sagarana de Cinema, que acontece entre os dias 19 e 21 de setembro.
Para este ano são quase 30 curtas-metragens de até 30 minutos concorrendo nas categorias Mostra Competitiva Regional Baiangoneira, com 21 filmes, e Mostra Infantil Sertãozin, com 8 filmes. Além dos curtas, o festival oferece o Sagarana CineLab, laboratório para a elaboração de novos filmes, para os cinco projetos selecionados, três oficinas e alimentação no restaurante comunitário realizada no restaurante comunitário gerido por mulheres da comunidade.
“Desde 2017, o CineBaru já exibiu mais de 200 filmes, consolidando-se como um espaço de resistência cultural e audiovisual, e celebrando a diversidade e as tradições do Cerrado por meio do cinema”, explica Simone Veloso, produtora e uma das idealizadoras do CineBaru.
Para este ano, a mostra segue com o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso ao cinema, fortalecendo produções nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal. Dessa forma, o CineBaru busca trazer um olhar sensível para esses territórios, principalmente nas questões ligadas ao meio ambiente e em como a emergência climática afeta os modos de vida de todos, em distintas proporções.
A parceria com o SescTV, aliado desde a 2a edição em 2018, com a “Seleção Especial SescTV“, que escolhe um filme da Mostra Competitiva Regional Baiangoneira para conceder uma premiação no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) referente a um contrato de exibição por dois anos em sua programação.
“O Festival também deixa um legado de formação, geração de renda e encantamento pelo cinema em Sagarana, promovendo acesso à cultura, preservação ambiental, justiça de gênero e cuidado com a infância, enquanto fortalece o turismo comunitário e conecta a região com o mundo”, comenta Rhaul de Oliveira, produtor e um dos idealizadores do CineBaru.
SERVIÇO
8º CineBaru - Mostra Sagarana de Cinema
Mostra Infantil Sertãozin
Data: 19 e 20 de setembro, quinta e sexta-feira
Horário: 8h às 11h30
Local: IEF (Instituto Estadual de Florestas)
Mostra Competitiva Regional Baiangoneira De Curtas
Data: 19 a 21 de setembro, quinta-feira a sábado
Horário: 19h30 às 21h30
Local: Campinho da Vila de Sagarana
Mais informações
Site oficial: https://cinebaru.com.br/
Instagram: @cinebaru
Postar um comentário