Agenda Cultural: Destaque: CCBB Brasília comemora 25 anos

Outubro chegou cheio de atrações no Centro Cultural Banco do Brasil para celebrar ¼ de século de arte e cultura.

Prédio do CCBB Brasília com a logo comemorativa dos 25 anos. | Crédito: Divulgação/CCBB Brasília.

Destaque para o final de semana do dia 12, quando o CCBB completa 25 anos de encontros, experiências e memórias no Distrito Federal.No dia 12 de outubro de 2025, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília completa 25 anos de histórias: assim mesmo, no plural, pois cada uma delas carrega marcas de encontros, experiências e memórias, relacionadas a arte, cultura e afeto. Para celebrar esses momentos, foi preparada uma programação especial, que reforça os laços, a serem compartilhados tanto presencialmente, no CCBB, quanto nas redes sociais: site www.bb.com.br/cultura e perfis @ccbbbrasilia (Instagram e Facebook) e @ccbbcultura (TikTok).

Reconhecido como um dos principais centros difusores de arte, cultura e conhecimento do Planalto Central, o CCBB Brasília abraça o público por meio de diferentes atrações, numa representação da diversidade artística do país e do mundo. Na programação, conta com exposições de artistas de renome nacional e internacional, espetáculos de teatro, de dança e performances memoráveis, filmes e mostras de cinema marcantes, shows e festivais que ficaram na memória de quem esteve presente, além das ações educativas, que criam experiências e marcam gerações: de crianças, adolescentes e adultos.

Tudo isso em um prédio projetado por Oscar Niemeyer que, assim, já nasce histórico, como um grande símbolo da arquitetura modernista da capital federal. Rodeado por um jardim projetado pela paisagista Alda Rabelo Cunha, o CCBB Brasília se tornou um espaço de convivência, criação, trocas, memórias e pertencimento, ocupando um lugar especial no coração dos visitantes.

O CCBB Brasília não está só em 12 de outubro, pois sopra velinhas junto com dois grandes parceiros: o próprio Banco do Brasil, que celebra 217 anos, e o CCBB Rio de Janeiro, que há 36 anos também cria memórias.

25 anos de arte e cultura

Os aniversários do CCBB Brasília e do Banco do Brasil, além do Dia das Crianças, serão celebrados com festa no sábado, 11, e domingo, 12 de outubro. Confira:

Nesses dias, o MID – Movimento Internacional de Dança e o programa educativo Rolê Cultural apresentam uma programação especial, com oficinas de danças, jogos lúdicos e brincadeiras para toda a família.

Pelo MID, destaque para: Batalha All Style, dia 11, às 16h, e dia 12, às 13h; Palco Aberto, dia 11, às 20h; aulas de dança para crianças, dia 12, das 11h às 16h; e Bebê Groove, dia 12, em duas sessões, primeiro às 16h e, depois, às 17h30. 

Já o programa educativo Rolê Cultural traz para o CCBB Brasília, no dia 12, o Dia de Rolê, com destaque para Liga Lúdica: Jogos do Mundo, um espaço com diferentes opções de jogos educativos, de graça e para toda a família, de 11h às 17h. A diversão é garantida.

No grande dia, domingo, 12, a partir das 18h30, no Vão Central do CCBB, presença marcante do Samba da Passarinha. Produzido e protagonizado por mulheres, Samba da Passarinha celebra, com leveza, a música da nossa terra, com uma abordagem que valoriza a liberdade. Integram a banda instrumentistas de referência do Distrito Federal, como Ane Êoketu, Any Lopes, Bruna Tassy, Irene Egler, Ju Rodrigues, Mariana Sardinha e Yara Alvarenga.

Também haverá ponto de doação de brinquedos disponível, para quem quiser contribuir com a campanha solidária, lembrando que quem trouxer ganhará um brinde especial. No Dia das Crianças e do aniversário do CCBB, a doação vai tornar fácil de presentear e, ainda, levar alegria para alguém em uma ação voluntária.

Toda a programação é gratuita. Em breve, mais novidades para celebrar a data.

Movimento Internacional de Dança

Durante o mês, a programação do CCBB Brasília continua rica, cheia de ações para todo o público. Retire os ingressos, coloque na agenda e venha para o CCBB:

De 2 a 19 de outubro, o CCBB recebe a programação do MID – Movimento Internacional de Dança, que apresenta coreografias que exaltam os corpos periféricos e as matrizes negras e africanas nas artes cênicas. São espetáculos da França, México e Brasil, com montagens do Rio de Janeiro, Ceará e, especialmente, do Distrito Federal, que falam por meio da dança de temas como ancestralidade e fluidez dos corpos em movimento. Destaques para os espetáculos Até Aqui Tudo Bem, Corredeira, aCORdo, Zona Franca e Las Razones de mi Cuerp@. Mais informações no site do CCBB na página: Movimento Internacional de Dança – MID - CCBB

Velocidade

No final do mês, 30 de outubro, estreia o espetáculo Velocidade, um manifesto contra a pressa, a urgência da vida cotidiana e a obsessão pelo futuro. A peça questiona o ritmo da contemporaneidade e propõe uma outra relação com o tempo. A proposta, dessa forma, é repensar a efemeridade da vida: a forma breve como as coisas surgem, acontecem e se encerram – e como elas podem ser eternizadas. Idealizado pelo grupo mineiro Quatroloscinco, o espetáculo terá sessões de quinta a domingo, de 30 de outubro a 16 de novembro. Mais informações no site do CCBB na página: CCBB Brasília | Centro Cultural Banco do Brasil.

Mestras do Macabro

No clima do halloween, comemorado mundialmente em 31 de outubro, neste mês as bruxas estão à solta também no CCBB Brasília, com a mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo. Com curadoria de Beatriz Saldanha, a mostra fica em cartaz de 14 de outubro a 2 de novembro. A programação inclui a exibição de filmes como O Cemitério Maldito, Garota Infernal, Grave, O Babadook, Psicopata Americano e outros, além de sessões comentadas, debates e o curso As Cineastas do Horror, ministrado pela curadora da mostra. Destaque também para as sessões com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição e legenda descritiva. Mais informações no site do CCBB na página: CCBB Brasília | Centro Cultural Banco do Brasil

Exposições

A programação também conta com exposições que integram afetividade, experiência imersiva e atualidade. Em cartaz no CCBB até 2 de novembro, Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará tem entrada gratuita, de terça a domingo, com entrada das 9h às 20h40, nas galerias 3, 5 e Pavilhão de Vidro. Outra exposição em cartaz é Antonio Obá - Finca-Pé: Estórias da terra, até 23 de novembro, também de terça a domingo, das 9h às 20h40, nas galerias 1 e 2. Por fim, destaque para a Coleção de Arte Banco do Brasil, exposição permanente, aberta de terça a domingo, de 9h às 20h40, também na Galeria 5. Mais informações no site do CCBB na página: Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará - CCBB / Antonio Obá – Finca-Pé: Estórias da terra - CCBB

Rolê Cultural

Durante todo o mês, o Rolê Cultural oferece uma programação educativa e sensorial voltada para públicos diversos, com destaque para: Rolê com LIBRAS (aos sábados); História contada para bebês - A Aventura do Boi Bumbá; Oficina sensorial para bebês - Ritmos do Norte; Visita-espetáculo - Uma Coleção de Arte Brasileira; Rolê Espontâneo (terça a domingo); Oficina Costurar o Afeto; Oficina Pintura em Movimento (Stop Motion); Rolê Temático - Territórios e Afetos; História contada - Histórias de Norte a Sul; Oficina de desenho e Espaço Conexão. Mais informações no site do CCBB na página: Rolê Cultural Educativo CCBB - CCBB

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem como objetivo reunir, em um só lugar, arte e criatividade. Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de conivência, galerias, salas de cinema e teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o Programa Educativo, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo público espontâneo, estudantes de escolas públicas, particulares e universitários, por meio de visitas mediadas e agendadas. Em 2022, se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

Horário da van – De quinta-feira a domingo:
Biblioteca Nacional – CCBB:  13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h.
CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30.
 
SERVIÇO:
Programação Outubro CCBB Brasília
Local: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul - Brasília-DF
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 21h

COMENTÁRIOS

Postagem Anterior Próxima Postagem