
Fruto do acaso ou do destino. O fato é que a paixão possui diferentes explicações nos livros, filmes e nas pequenas histórias do dia a dia. Dois corações se cruzam e a magia acontece.
Para quem está em busca de seu par perfeito neste Dia dos Namorados, a ciência busca explicações mais concretas e objetivas da “fórmula do amor”. E o resultado revelou as estratégias usadas na conquista e para manter uma união estável e duradoura: enquanto homens gostam de exibir recursos, as mulheres se dedicam aos cuidados com a aparência.
Estas foram as constatações de uma recente pesquisa de “mecanismos de retenção de parceiros” da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade de Oakland, dos Estados Unidos. Para os estudiosos, esse é um comportamento de brasileiros, mas que se reflete também em outras nacionalidades por questões evolutivas humanas.
“Pode parecer um tanto insensível para os mais românticos tentar mensurar a atração. Mas o que se avaliou durante a pesquisa foram os instrumentos utilizados para a conquista. E de acordo com o estudo a explicação está nas teorias da evolução. Os homens tendem a enaltecer seu papel de caçador e provedor, enquanto as mulheres instintivamente exibem seu potencial reprodutor”, destaca a psicóloga Lia Clerot.
Outra pesquisa que tentou estabelecer como surgem as relações amorosas foi realizada Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Neste caso, as conclusões mostram que o tempo de contato entre as pessoas é fundamental para que a atração floresça, conforme explica Lia. “O estudo quebra aquele velho ditado de que os opostos se atraem. Ele demonstrou que pessoas com gostos parecidos e que convivem juntas por mais tempo tem inclinação maior a se relacionarem”.
E isto significa uma boa notícia para aqueles que querem passar o Dia dos Namorados com aquela pessoa que considera “areia demais para o caminhãozinho. Sim, é possível conquistar aquela pessoa que seria muito mais atraente fisicamente! De acordo com o levantamento, a perspectiva de beleza do outro pode mudar conforme vão se conhecendo. A psicóloga explica que nessa hora começam a se destacar aspectos da personalidade e outros predicados ganham destaque. “Além da atração física pode nascer uma admiração de ideias, pensamentos, gostos e também verificadas compatibilidades”, comenta Lia.
Postar um comentário