Festival de MPB agita o fim de semana em Planaltina

Shows gratuitos com bandas e artistas de estilos variados serão realizados no Complexo Cultural da Cidade

Neste fim de semana, 20 bandas selecionadas para a 3ª edição do Festival Parque Sucupira de MPB se apresentam na semifinal e na final do evento em Planaltina. Os artistas vão se revezar no palco do recém inaugurado Complexo Cultural da cidade. No sábado (1º), serão selecionadas 10 bandas que vão concorrer a final, no domingo (02). Três vencedores serão escolhidos pelos jurados e premiados em dinheiro, com valores entre R$ 5 mil e R$ 7 mil. As apresentações ocorrem na parte da noite, nos dois dias e tem entrada franca.

Entre as atrações, estão grupos de rap, como do cantor Feijão, música indígena, como as faixas da banda Sy-Gûasu, o rock psicodélico de Maria Sabina & a Pêia, sertanejo, entre outra infinidade de estilos. Além dos vencedores escolhidos pelo o júri oficial, uma atração levará o prêmio pela escolha popular. A votação ocorre por meio da página do festival no Facebook. No sábado, os shows começam às 19 horas. No domingo, dia da grande final, as apresentações ocorrem a partir das 23 horas. 

O nome do festival faz referência ao Parque Sucupira, localizado próximo ao campus de Planaltina da Universidade de Brasília (UnB-FUP). Durante anos, o local foi alvo de manifestações da comunidade para que recebesse obras de infraestrutura e tivesse sua fauna e flora protegidas contra invasões. Atualmente, o parque está em pleno funcionamento e atende a centenas de pessoas por dia para atividade de lazer e contato com o Cerrado. O local abriga animais e plantas e serve como espaço de estudos relacionados à natureza por parte de professores, estudantes da UnB e de escolas da região.

Além do festival de música, o projeto permite que estudantes da rede pública produzam 12 programas radiofônicos, com temas diversos, que estão sendo transmitidos na Rádio Comunitária Utopia FM (98,1), que é a realizadora do festival, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Os programas permitem o contato dos alunos com músicas populares e permitir que seus gostos musicais avancem além dos ritmos comerciais - propagados por grandes gravadoras.
Desta forma, além de dar espaço, divulgar e premiar artistas e bandas que não tem acesso fácil ao mercado da música, o projeto proporciona que crianças e adolescentes tenham contato com diferentes estilos musicais, artistas e conheçam mais de suas raízes, valorizando a cultura local e de seu povo. Em 2009 e 2011, a primeira e a segunda edição do projeto contaram com a inscrição de mais de 600 faixas do Distrito Federal, Goiás e até de outros estados. A vencedora do primeiro lugar de 2011 foi a banda Cega Machado, com a música "Fantasia", escolhida pelo júri oficial. Os 20 trabalhos inscritos e selecionados no festival serão compartilhados com rádios comunitárias e públicas de todo o país que se interessarem pelo conteúdo. 

           Por: Renato Souza

COMENTÁRIOS

Postagem Anterior Próxima Postagem