Apreciação do “eu e do outro” com pintura e movimento livre
Por Francianne
Uma das primeiras coisas que as crianças aprendem logo que iniciam a vida escolar é o conhecimento de si. Para começar essa trajetória de descobertas pessoais que envolvem tantos aspectos, inclusive emocionais, o corpo é o melhor objeto de estudo.
No Maternal, as atividades desse início de ano estão voltadas à exploração dos movimentos que podemos realizar com os membros inferiores e superiores. Utilizando um molde de esqueleto, as professoras do Grupo 2 mexeram livremente os pezinhos, mãos, braços, pernas e cabeça para que os pequenos reproduzissem os gestos do boneco feito de material reciclável.
Com o Grupo 3, as educadoras construíram um mural nominal contendo o rostinho dos alunos. O desenho do corpo foi pintado com tinta, conforme gosto de cada um. Ao final da tarefa, eles visualizaram e perceberam que as suas características físicas se diferenciam das dos colegas. A ideia é que compreendam que essas diferenças devem ser respeitadas e apreciadas por todos.
Postar um comentário