8 estradas brasileiras charmosas que vale a pena você conhecer

Por mais que não seja a forma mais rápida ou prática de viajar, uma viagem de carro pode ter suas vantagens, como por exemplo observar belas estradas e suas paisagens. Confira nossa seleção das estradas brasileiras mais bonitas!
1. Estrada Real – Minas Gerais

Flatson FLATSON
Aberta pela primeira vez no século 17, a estrada foi criada por oficiais portugueses para ligar o litoral fluminense com o interior de Minas Gerais, região movimentada pela extração do ouro. Além do caminho clássico também existem outras rotas, como Caminho dos Diamantes, aberto em 1729, Caminho Novo, aberto em 1722, e Sabarabuçu, aberto a cerca de 300 anos atrás.
                                                                                                                                                 2. Rota do Sol – Rio Grande do Norte

Tito Garcez TITO GARCEZ
Para quem quer ir de Natal, a capital norte-riograndense, para Pipa tem duas opções: a BR-101 ou a RN-063. Essa última também é conhecida como Rota do Sol (não confunda com a estrada homônima no Rio Grande do Sul). 

Por essa estrada, você pode chegar a diversas atrações, como o maior cajueiro do mundo e o Centro de Lançamentos de Foguetes da Barreira do Inferno, mas o grande destaque fica para o Mirante dos Golfinhos, um ponto perfeito para ver os mamíferos mais simpáticos do mundo.


3. Linha Verde – Bahia

Bom Preço Autopeças BOM PREÇO AUTOPEÇAS
A famosa Linha Verde, também conhecida como Costa dos Coqueiros, começa na Praia do Forte, na Bahia, e se estende por 141 quilômetros até chegar no litoral sergipano. Com uma mata nativa exuberante e paisagens de tirar o fôlego, a estrada também é muito bem sinalizada e dá acesso a inúmeras praias e resorts de luxo.

4. Estrada da Graciosa – Paraná

Moto Viagens MOTO VIAGENS
A rodovia PR-410, conhecida como Estrada da Graciosa, utiliza uma antiga rota usada tropeiros para chegar até o litoral paranaense. A estrada liga a região metropolitana de Curitiba com as cidades de Morretes e Antonina e é o trecho de maior preservação da Mata Atlântica do Brasil. Com diversos riachos e flores, a estrada foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

5. Rota Romântica – Rio Grande do Sul

Sabrina Schuster SABRINA SCHUSTER
Batizada em homenagem à rota alemã homônima, a Rota Romântica é um caminho feito por diversos turistas que desembarcam no aeroporto de Porto Alegre. Por mais que existem opções que liguem a capital gaúcha à Gramado mais rápidas e com estradas com menos curvas, a beleza dessa rota acaba chamando a atenção de visitantes. Por mais que seja linda o ano inteiro, quem visita-la durante o outono se encantará com os túneis dourados da estrada.

6. Rota Ecológica – Alagoas

Wikimedia Commons WIKIMEDIA COMMONS
Enquanto a mais tradicional e conhecida estrada costeira de Alagoas encontra-se depredada graças os turismo e fluxo intenso, existe uma estrada secundária que une Camaragibe a Japaratinga com muita natureza intocada e belezas para serem admiradas, ganhando o apelido de Rota Ecológica. A estrada é interrompida pelo rio Manguaba, sendo necessário pegar a balsa para atravessá-lo.

7. Serra do Rio Rastro – Santa Catarina

Serra Catarinense SERRA CATARINENSE
Se você curte aventuras, vai se apaixonar pela Serra do Rio Rastro. A estrada catarinense é umas das mais sinuosas do país, contando com curvas de até 180 graus e subidas incrivelmente íngremes. A noite suas luzes formam uma paisagem belíssima e durante o inverno, com sorte ou azar, você poderá encontrar neve na estrada.

8. Transpantaneira – Mato Grosso

Wikimedia Commons WIKIMEDIA COMMONS
A rodovia MT-060, mais conhecida como Transpantaneira, é uma estrada de chão que corta o pantanal mato-grossense e termina na divisa com Mato Grosso do Sul. A estrada conta com 120 pontes, sendo de 118 de madeira, e é possível observar animais como diversas espécies de pássaros e jacarés em sua margem. Procure visitar a estrada em épocas não chuvosas, pois a viagem debaixo de chuva pode ser bem complicada.

COMENTÁRIOS

Postagem Anterior Próxima Postagem