Cidade: Do Lixo ao Luxo na Associação Santos Inocentes

Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação

Numa PARCERIA firmada entre a ONG Moradia e Cidadania, criada e mantida por empregados e aposentados da Caixa Econômica Federal, a Associação Santos Inocentes, ‘uma rede de proteção humana nos momentos difíceis da vida’, e a Skartazini Arte e Comunicação, começa em abril o projeto Do Lixo ao Luxo, nas dependências da associação, na QD 433, CJ B, LT 1/3 - Expansão de Samambaia/DF.

O objetivo é capacitar pessoas de baixa renda para se incluírem na cadeia produtiva da economia criativa e solidária, transformando materiais aparentemente inservíveis, em produtos customizados de decoração, móveis, utilitários, vestuários e obras de arte originais. Prático e teórico, o projeto difunde conhecimentos sobre arte fomentando o empreendedorismo, com sustentabilidade, por meio do fazer artesanal criativo.

Atento às metas do desenvolvimento sustentável, Do Lixo ao Luxo reutiliza materiais descartados para elaborar novos produtos, com valor agregado, e obras de arte. Conscientiza as pessoas para novos hábitos de produção e consumo, desenvolvendo técnicas artísticas artesanais. As peças produzidas na oficina serão levadas a bazares, exposições e leilões, gerando trabalho e renda, no caminho das artes e ofícios.

As oficinas ocorrem aos sábados de manhã, para uma turma de 30 pessoas, de diferentes idades, gêneros, escolaridade, raça, classes sociais e credos, dispostas a se desenvolverem no artesanato e artes plásticas. O projeto beneficia mulheres grávidas, mães solteiras, familiares e outras pessoas com perfil para atuar no segmento da economia criativa e solidária. Gratuitas, as inscrições são feitas na associação.


COMENTÁRIOS

Postagem Anterior Próxima Postagem