Com transmissão online e debates presenciais no CCB (Centro Cultural de Brasília), evento tem grande parte da sua programação aberta à estudantes e público interessado em geral
Terra, mudanças climáticas e fome são os temas centrais que compõem o III Congresso Nacional dos Peritos Federais, que acontece no Centro Cultural de Brasília (CCB), até o dia 2 de dezembro de 2022, incluindo transmissão ao vivo pelo canal do YouTube (youtube.com/@SindPFA). O certificado será disponibilizado tanto para quem acompanhar o evento online ou presencial, contando que se inscreva pelo link.O evento, realizado pelo Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), conta, em sua 3ª edição, com mesas redondas abertas ao público, apresentação de trabalho e sessões plenárias. As mesas redondas com pensadores das áreas serão abertas ao público, até a lotação do espaço. Com temas que envolvem desde as áreas da agronomia e direito, até filosofia e ciências sociais, esta edição do Congresso se torna muito significativa por diversos motivos.
O Brasil é o quinto maior território do globo terrestre, com muitas terras agricultáveis, abrigando a maior floresta tropical do planeta, uma biodiversidade riquíssima, 10% da água doce do mundo e tendo know how de desenvolvimento de energia renovável, o Brasil não só teria papel de destaque nessa discussão, como poderia liderá-la. Os Peritos Federais Agrários têm grande responsabilidade junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), executor de projetos extremamente relevantes para a sociedade, a exemplo dos quase 10 mil assentamentos, que beneficiaram mais de um milhão de famílias, detendo hoje terras que, somadas, significam 10% do território nacional.
Neste ano, se comemora o marco de duas décadas de criação da Carreira, em momento propício para a discussão do futuro do país e das prioridades da atuação da categoria. Ondas de calor, alagamentos e incêndios florestais marcaram a última década, e por isso o III Congresso traz a questão: Qual será, então, o papel do Brasil neste contexto global, considerando que não somente é um dos principais produtores de alimentos e produtos derivados de mineração, mas também um dos grandes detentores de sociobiodiversidade? O Sindicato quer, com este evento, gerar debates e possíveis soluções com relação ao futuro do planeta.
Grandes nomes chegam para debater os temas: “O princípio da função social da terra na transformação da ocupação territorial”, com Alysson Mascaro (jurista, professor da USP e escritor) e Gabriel Wedy (juiz federal e professor da Unisinos); “Em busca de um novo modelo de gestão fundiária e reforma agrária”, com Guilherme Delgado (pesquisador aposentado do Ipea), Carlos Guedes (servidor e ex-presidente do Incra) e Acácio Zuniga (presidente da Abra); “Economia de mercado e sustentabilidade: uma convergência é possível?” será debatido por João Paulo Pacífico (CEO da Gaia Impacto), juntamente do José Celso Cardoso Jr. (professor, presidente da Afipea); “Enfrentamento à fome: o papel do Estado e o protagonismo da agricultura familiar”, com Tereza Campello (professora da USP, ex-ministra do Desenvolvimento Social), Márcio Pochmann (professor da Unicamp, ex-presidente do Ipea) e Igor Carneiro (oficial sênior da WFP Brasil/ONU).
Além desses, outros temas estarão em mesa: “Grilagem, desmatamento e conflitos: que modelo de cadastro e gestão fundiária precisamos?”, com Maria Tereza Uille Gomes (jurista, ex-conselheira do CNJ e professora da Univ. Positivo), Gustavo Prieto (professor da Unifesp) e Luiz Ugeda (advogado e geógrafo, fundador da Geodireito); “Mudanças climáticas: a urgência de um novo modelo de ocupação do solo e uso dos recursos naturais”, com Mercedes Bustamante (profa. da UnB, presidente do Ipam) e Ane Alencar (diretora do Ipam, membro do Mapbiomas); finalizando com a mesa “ITR como instrumento de justiça social na posse e uso da terra”, com Bernard Appy (diretor do CCiF e conselheiro do Instituto Escolhas) e Fabiana Augusta de Araújo Pereira (procuradora da AGU/PE).
Conheça o SindPFA:
O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) é a entidade que representa os profissionais da Carreira de Perito Federal Agrário, criada pela Lei nº 10.550/2002, constituída pelos engenheiros agrônomos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), distribuídos em todo o país. Seus integrantes compõem um quadro qualificado de técnicos que desempenham atividades fins e exclusivas de Estado, atuando em importantes políticas como a gestão fundiária, a reforma agrária, o fomento à agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável.
Serviço:
III Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários
Onde: Centro Cultural de Brasília (CCB)
Quando: 28 de novembro a 2 de dezembro de 2022
Evento completo no link: https://cnpfa3.sindpfa.org.br/
Inscrição: https://doity.com.br/cnpfa3
Redes sociais: https://www.instagram.com/
Canal do YouTube: https://www.youtube.com/@
Postar um comentário