Tendo em vista a relevância da perfumoterapia e da saúde emocional das
pessoas, dentre outros aspectos, que são identificados a partir do estímulo sensorial, memória e emoções,
que eu convidei para um bate-papo, Juliana Agustineli que é perfumista,
palestrante e empresária, para discorrer amplamente sobre estas questões.
Como e quando você
se descobriu perfumista?
R: Em 2020, estava desempregada e
comecei junto com meu esposo a fazer sabonetes artesanais para conseguir gerar
alguma renda. Mas não queria simplesmente escolher uma essência sem nenhum
critério. Em paralelo, participei de uma mentoria do IVG “Mentoria Nós Por
Elas”, que deu novo significado a minha vida pessoal e profissional. Então
vi em algum grupo de Facebook que uma moça fazia perfumes e pensei na
possibilidade. Mas a minha criação de perfumes foi algo inusitado: descobri que
a proposta do perfume vinha através de uma composição de cores. Me descobri
sinestésica e perfumista ao mesmo tempo. Depois de fazer o protótipo com a
minha amiga, a comediante Arianna Nutt, eu desenvolvi uma metodologia
que usa a mistura de cores para compor os perfumes.
Você idealizou o “Movimento
Perfumoterapia”. O que é e como isso ajuda na saúde emocional das pessoas?
R: A perfumoterapia surgiu como um
movimento na relação entre perfumaria e pessoas, conduzindo a percepção da
redescoberta de memórias autobiográficas e criar um novo sentido de identidade,
relacionado com experiências vivenciadas, permeado na construção de perfumes
personalizados exclusivos combinando neurociência, sensibilidade e intuição. A perfumoterapia
resgata memórias, expressa a identidade e tem a proposta de fazer reviver fatos
afetivos significativos e relevantes para a história de cada pessoa. Esse
movimento trata dores emocionais até então suprimidas, não vividas e não
nomeadas e nos convida a uma viagem em si, na vivência individual e coletiva,
agregando o sentimento da saudade, fatos da vida, e o reencontro dessas
memórias, através da estimulação não apenas do olfato, mas sendo ela
multissensorial e integrativa.
A partir dos seus
estudos, qual a relação da neurociência com a criação de fragrâncias?
R: Quando estimulamos o sentido do
olfato com cheiros que nos são familiares, o cérebro através do sistema
límbico, processa a informação e nos devolve emoções e sensações que nos trazem
memórias de experiências já vividas. Vale ressaltar também que as imagens mentais
que criamos ao longo da nossa vida, estão armazenadas no nosso córtex cerebral.
As cores fazem parte da nossa jornada, desde a primeira infância com seus
desenhos coloridos. Essas cores, quando acessadas com resposta rápida, faz com
que o inconsciente “drible” o consciente e me traz as percepções e anseios da
pessoa. A partir do momento em que sinto
o cheiro nessas cores, misturo as essências que eu atribuo às cores, para
compor notas olfativas e criar um perfume. Uso a psicologia das cores para
entender qual é a narrativa que essa pessoa tem para eu me conectar com ela e,
através disso, eternizar momentos em forma de perfume. De verdade, não é apenas
neurociência, mas muita sensibilidade e uma profunda conexão minha com a pessoa
que está construindo o perfume.
Quais os principais
aspectos que você utiliza na criação das fragrâncias?
R: Eu levo sempre em consideração a
biografia da pessoa, as suas vivências, experiências e a relação com a sua
personalidade. Recriar histórias, relembrar momentos e conectar com a essência
desse indivíduo, respeitando suas escolhas, sua relação com o mundo e
principalmente, resgatando sua verdadeira essência. “Se descobrir em essência.
Em essência”.
Qual o diferencial do
seu trabalho no segmento de perfumes?
R:
O perfume que criamos não é um protótipo comercial no sentido de larga escala.
É pessoal, personalizado e único. É uma experiencia sensorial, desde a criação
do perfume até sua entrega. O perfume tem o nome da pessoa e uma música
atribuída, para que o estímulo sensorial e a experiência sejam únicos. O
perfume é digamos, a cereja do bolo. Um perfume que conta história e revive
emoções.
Quais são os principais temas abordados nas suas
palestras nas empresas?
R: Falamos de como o estímulo
sensorial é importante para o gerenciamento de emoções e a construção de
memórias e como ferramenta de bem-estar e como a questão da saúde emocional
pode ser relevante para o ambiente corporativo. Também falo sobre como se
constroem memórias do ponto de vista da neurociência e de como reagimos em
resposta a gatilhos sensoriais e emocionais nas situações que vivemos. E como o
movimento da perfumoterapia se encontra dentro disso.
Qual a sua rede
social e como as pessoas podem fazer para entrarem em contato com você?
R: Nosso Instagram é @oficinadaessencia o meu pessoal é @julianaagustineli. Também no LinkedIn meu perfil é o meu nome Juliana Agustineli. No IG da ODE tem todos os contatos de WhatsApp.
Quem é Juliana
Agustineli:
Juliana Agustineli é
Perfumista, economista, com pós-graduação em controladoria, finanças e competitividade
empresarial, tendo atuado como consultora financeira em empresas de consultoria
empresarial, atendendo mais de 50 empresas diferentes ao longo de dez anos. Em
paralelo ministrou aulas na área administrativa, financeira, comercial e
contábil, em universidades e cursos de capacitação profissional. Atualmente em transição
de carreira, é empreendedora e perfumista autodidata, pesquisadora sobre os
impactos do sentido do olfato no bem-estar das pessoas, tendo criado a Oficina
da Essência.
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