Brasília: Mais de 350 mil brasilienses tiveram o fornecimento de energia interrompido por conta de colisões de veículos em postes

Dados da Neoenergia mostram um crescimento de 38% nas trocas ao longo do ano passado, quando comparado com o mesmo período de 2022.

A Neoenergia realizou a substituição de 272 postes destruídos por abalroamento de veículos em todo o Distrito Federal no ano de 2023 – mais de 22 equipamentos trocados, por mês, em consequência de colisões de carros, de ônibus ou de caminhões. Esse número é 38% maior quando comparado com o mesmo período de 2022.  Os dados são preocupantes, pois as ocorrências dessa natureza resultaram na interrupção do fornecimento de energia para mais de 350 mil brasilienses.

“Esse tipo de acidente impacta de forma significativa na interrupção do fornecimento na casa das pessoas. Isso porque, além de substituir os postes, na maioria das vezes, os nossos técnicos precisam reconstruir a rede elétrica destruída por conta da colisão, o que resulta em um serviço de alta complexidade e que demanda um tempo e esforço dos times”, explica George Denner, gerente de Desempenho do Negócio da Neoenergia Brasília.

 

Dependendo da gravidade da ocorrência, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção.

A troca de um poste custa, em média, R$ 5 mil, em materiais, além da mão de obra especializada. E para ampliar ainda mais esse trabalho e atender a alta demanda, a Neoenergia dobrou a quantidade de equipes e projeta aumentar em até 30% a quantidade de postes trocados em 2024 frente a 2023.

Segurança - A Neoenergia enfatiza os cuidados que devem ser tomados durante um acidente com poste de energia. A principal orientação em casos de abalroamento é que, se cabos forem partidos e vierem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento das equipes da Neoenergia. As pessoas não devem se aproximar do local da colisão. Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão.

Plano de manutenção - Os postes que apresentam degradação estão sendo mapeados pela distribuidora e entrando em um cronograma de troca por prioridade. Esse trabalho garante que o poste será trocado dentro do período correto, mantendo a segurança da população. É importante reforçar que, na maioria dos casos, as estruturas não precisam de substituição imediata e a população deve aguardar o cronograma de substituição.

Viu um poste com problema?

É fundamental que a população utilize os canais oficiais de atendimento da Neoenergia Brasília, como o telefone 116, para abrir chamados e registrar manifestações sobre postes que precisam de avaliação, além de possíveis manutenções e trocas. Assim que a distribuidora é acionada, uma equipe técnica vai ao local para analisar a real situação da estrutura e definir o melhor serviço a ser realizado.

COMENTÁRIOS

Postagem Anterior Próxima Postagem