Mobilidade Urbana: Ampliação da BR-040, no sentido Brasília, preocupa moradores do Park Way

Marginal da BR-40 preocupa moradores do Park Way que temem impacto do volume de carros sobre as vias internas do bairro. Por Chico Sant’Anna 

São 100 mil carros provenientes apenas do Entorno Sul que passam diariamente pela Epia Sul, sem contar aqueles de Santa Maria, Gama e Recanto das Emas.  

Recém anunciada pelo Governo do Distrito Federal, a construção de uma via marginal à BR-40, no trecho que vai do Monumento Solários (Chifrudo) – logo após a divisa de Goiás com o DF – até o acesso à Estrada do Contorno, DF-001, nas imediações da Área Alfa da Marinha; preocupa moradores do Park Way. São apenas seis quilômetros – ao custo estimado de R$ 13,1 milhões

Ela facilitaria o trefego de quem vem do Entorno Sul e hoje se afunila no trevo do BRT-Sul, na entrada de Santa Maria. 

O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF) estima que 100 mil veículos passem por aquele local, diariamente.   A marginal promete eliminar essa retenção, em Santa Maria, fazendo com que os carros circulem mais rapidamente. Tornaria mais ágil, também a ligação, principalmente de caminhões, do Polo JK à DF-001.

O temor é que a retenção apenas se desloque para a EPIA-Sul, no trevo do Catetinho.

Cotidianamente, centenas de milhares de veículos se deslocam do Entorno Sul, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo 2. O ponto de convergência é o Trevo do Catetinho. Nos horários de pico, os mais apressados se valem das vias internas do Park Way, que não possuem estrutura para suportar tanto trânsito. 

A confusão é tanta, que cresce dentre os moradores a proposta paliativa de simplesmente fechar as vias internas do bairro aos motoristas provenientes do Entorno, Gama e Santa Maria.   


"Cotidianamente, centenas de milhares de veículos se deslocam do Entorno Sul, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo 2. 
O ponto de convergência é o Trevo do Catetinho. Nos horários de pico, os mais apressados se valem das vias internas do Park Way, que não possuem estrutura para suportar tanto trânsito"

 Trilhos

Já se tornou evidente, contudo, que as ampliações de vias e criações de novas faixas não dão resultado. O volume de carros é imenso.

A Saída Sul de Brasília requer um sistema de transporte coletivo de massa, eficiente. Coisa que o BRT-Sul não propiciou.

A esperança agora é a anunciada retomada pelo Ministério dos Transportes em, finalmente, implantar o Trem Regional, ligando Luziânia ao Plano Piloto.

Doutora em Mobilidade Urbana, Adriana Modesto, afirma que o investimento em trens regionais de passageiros poderia reduzir o tempo de viagem dessa população, contribuir para a redução dos sinistros de trânsito e impactar na qualidade de vida dos moradores do Entorno.

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