Essa nova forma de comunicação
pode ser inserida através de várias formas dentro do ambiente escolar:
Oficinas e workshops tanto para a
equipe de professores e funcionários, bem como também para os alunos, adaptando
a linguagem desse conteúdo para os diversos níveis de compreensão, podendo ir
da educação infantil ao nível médio.
Na educação infantil podemos
inserir esse conteúdo através de brincadeiras e dinâmicas colaborativas, e já
para alunos do nível fundamental e médio, através da metodologia do processo
circular.
Nos círculos de construção de
consenso, ou de escuta, dentro do processo circular, podemos estabelecer
valores que vão ao encontro das premissas da CNV, podendo ser de grande
importância esse espaço de escuta dentro do ambiente escolar.
Porém quando trazemos esse olhar temos que pensar que é uma mudança de cultura e isso não é feito do dia para a noite.
Programas de mediação de
conflitos implementados dentro das escolas são de grande valia, principalmente
quando temos no papel de mediadores, estudantes e corpo docente eleito para
desempenhar tal papel.
Assim tendo o conhecimento das
ferramentas para intervir nos conflitos de forma mais empática e com uma melhor
escuta, muitos dos conflitos hoje existentes entre os alunos, assim como no
âmbito administrativo podem ser minimizados.
As equipes dispostas a inovar
também treinando essas habilidades de gestão de emoções tem como recursos
ainda, envolverem algumas disciplinas que trabalhem com o lúdico, podendo
montar peças de teatro, esquetes, lançar mão de literatura sobre o tema, criação
de jogos cooperativos ou utilizar os que já tem no mercado, tudo voltado para
uma nova forma de comunicação, mais eficiente e que gere menos conflitos também
nesses ambientes.
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