Liderança feminina no mercado financeiro: como Jenni Almeida, CEO da Invest4U, usa sua visão estratégica para impulsionar outras mulheres

Com cada vez mais mulheres empreendendo e assumindo posições de liderança, a especialista destaca a importância da mulher para o crescimento e inovação 

Em 2024, as mulheres representam cerca de 31% das posições de liderança nas instituições financeiras. Embora sutil, esse número representa um aumento comparado a 2020, quando essa participação era de apenas 24%, de acordo com um relatório do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Ainda há muito a ser feito para garantir a equidade de gênero nas empresas, principalmente em altos cargos, mas essa evolução já tem evidenciado o impacto positivo da diversidade. De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey que examinou os efeitos da inclusão e equidade nas empresas, organizações com mulheres em cargos de liderança são 20% mais propensas a obter lucros acima da média. 

Segundo Jenni Almeida, fundadora e CEO da Invest4U, empresa de consultoria financeira, as mulheres trazem uma visão estratégica e de longo prazo que é fundamental para o sucesso dos negócios. “Diferentes perspectivas contribuem para o desenvolvimento de novas estratégias e inovações, e as lideranças femininas têm demonstrado isso com abordagens diferenciadas, mais colaborativas. No setor financeiro, por exemplo, essa diversidade traz um equilíbrio importante para o mercado, com decisões mais ponderadas e capacidade de adaptação em cenários de crise”, opina.

Equidade de gênero como fator de sucesso

O crescimento da participação feminina em posições de liderança não se limita às grandes corporações. Dados do Sebrae mostram que, até o ano passado, as mulheres representavam 48% dos novos empreendedores no Brasil, um aumento de 8% em comparação a 2020. “Estamos cada vez mais ocupando espaços que antes eram predominantemente masculinos, e isso está gerando novas oportunidades de crescimento e liderança para nós”, afirma a CEO da Invest4U.

Jenni Almeida fundou sua consultoria com o objetivo de levar educação financeira acessível para famílias brasileiras e, com o modelo de franquia, também estimular outras mulheres como ela a expandir esse legado. “Precisamos entender que a inclusão feminina não é apenas uma questão de justiça social, mas também de estratégia. As mulheres têm uma capacidade única de analisar riscos, e ouso dizer que as mães têm um sentido aguçado que as permite identificar ainda mais oportunidades, tornando o setor financeiro muito mais dinâmico e competitivo”, ressalta. 

Um pouco da história de Jenni Almeida

Em 2017, quando Jenni estava em período de licença maternidade, surgiu a ideia de fundar uma empresa que fosse mais do uma consultoria, que refletisse seus valores mais profundos e impactasse, também, o futuro de sua filha. “Eu olhava para Bella e pensava: ‘tenho que ser o seu melhor exemplo; 100% do que eu fizer precisa ser correto para que sinta orgulho e tenha como exemplo de amor, honestidade, perseverança e sabedoria”, relembra.

Ao longo de sua trajetória profissional, conheceu muitas grandes mulheres que, apesar de terem pouco acesso a estratégias financeiras, tinham uma vontade imensa de crescer. “O resultado financeiro precisa trabalhar na mesma velocidade que elas, e isso é simples quando se apresenta um planejamento. A Invest4U não vem apenas para grandes líderes, em altos cargos, mas também para aquelas que querem expandir seus patrimônios com inteligência, amor e honestidade, assim como eu também desejei lá no início”, defende Jenni.

COMENTÁRIOS

Postagem Anterior Próxima Postagem