A iniciativa reforça o compromisso de ambas as marcas, certificadas como Empresas B, com a inovação a serviço da sustentabilidade e do impacto positivo.
Brasília, 17 de outubro de
2024 - A Nespresso, pioneira em cafés porcionados de
alta qualidade sustentável, e a Natura Ekos, marca da Natura reconhecida
pelo uso de bioingredientes amazônicos e compromisso com a floresta em pé, se
unem em parceria inédita: agora, as bisnagas das polpas hidratantes para as
mãos Ekos Castanha, best-seller da marca, terão alumínio proveniente das
cápsulas recicladas de Nespresso em sua composição.
O primeiro lote do produto
estará disponível nas lojas próprias da Natura a partir de 28 de outubro, no
Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio. As bisnagas passam a ser 100% de
alumínio reciclado, sendo 10% desse volume oriundo das cápsulas Nespresso, o que
representa um reaproveitamento de mais de duas toneladas de cápsulas ao ano.
Empresas B certificadas, Nespresso e Natura estão comprometidas com a expansão
da parceria, tendo como objetivo aumentar não apenas a porcentagem de alumínio
proveniente das cápsulas na composição das embalagens, mas também o portfólio
de embalagens de produtos Ekos desenvolvidos a partir de cápsulas
Nespresso.
“Na Nespresso,
acreditamos no café como uma força para o bem e que nenhum recurso deve ser
desperdiçado, do campo até a reciclagem. Nossas cápsulas já são compostas por
80% alumínio reciclado e oferecemos aos nossos consumidores ao menos uma forma
de reciclá-las. Estamos sempre buscando novas maneiras de contribuir para uma
cadeia que respeite ainda mais o meio ambiente e as comunidades. Quando nos
unimos à Natura, mostramos como a criatividade e inovação, aliadas a propósitos
sólidos, transformam desafios socioambientais em oportunidades para gerar
impacto positivo”, afirma Mariana Marcussi, Diretora de Marketing da Nespresso
Brasil.
De acordo com Tatiana
Ponce, CMO da Natura, a cooperação entre as duas companhias representa um
movimento importante em direção à circularidade e ao fomento da regeneração do
planeta, além de estar em linha com histórico de sustentabilidade de Natura
Ekos. Há quase 25 anos, a linha atua em prol da conservação da Amazônia e
da valorização das comunidades da floresta. “Diante do atual cenário de
emergência climática, precisamos nos unir para criar soluções regenerativas e
inovadoras para desafios socioambientais, visando uma relação mais harmoniosa
entre as pessoas e a natureza. Afinal, como empresas, podemos gerar mudanças
positivas em larga escala. Ao atuarmos em parceria, os resultados podem ser
ainda mais amplos e benéficos”, explica.
Projeto completo em circularidade
Além da utilização de
cápsulas recicladas nas embalagens, a parceria também abre as portas das 34
boutiques Nespresso em todo Brasil para a coleta e destinação adequadas dos
produtos Natura Ekos que utilizam embalagens de alumínio.
“Também já estamos
trabalhando para que os mais de 400 pontos de coleta Nespresso no país tenham
capacidade de receber e dar uma segunda vida aos produtos das duas marcas”,
conta Mariana Marcussi, Diretora de Marketing da Nespresso Brasil.
Tanto as bisnagas quanto as
cápsulas coletadas serão enviadas para o Centro de Reciclagem da Nespresso,
no município de Osasco (SP). Nesse processo, a borra do café Nespresso é
mecanicamente separada do alumínio e reaproveitada para a produção de compostos
orgânicos por meio do projeto Nespresso Hortas, enquanto o alumínio
volta para a cadeia siderúrgica e se transforma em novos objetos.
Impulsionar e fortalecer
uma economia regenerativa e circular é um propósito em comum entre as duas
empresas. Na Natura, essa meta está presente em sua Visão 2030, chamada de
Compromisso com a Vida. Até o fim da década, a companhia pretende tornar 100% de
suas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis -- até então, esse
objetivo foi alcançado em 86,2% do seu portfólio de produtos. Já a Nespresso
tem como meta até 2030 alcançar 60% de taxa de reciclagem das suas cápsulas a
nível global. A empresa está fortemente comprometida em gerar impacto positivo
em toda a cadeia, atuando desde o campo, com seu Programa Nespresso AAA de
Qualidade Sustentável™, até o pós-consumo.
Consumo consciente
A parceria responde também
a um perfil cada vez mais consciente de consumo, oferecendo produtos que
entregam não apenas alta qualidade, mas também respeito pela natureza e
comunidades. De acordo com o levantamento de 2023 realizado pela Confederação
Nacional da Indústria (CNI), 74% dos brasileiros adotam hábitos de consumo
consciente e sustentável. Entre as práticas adotadas, estão separar o lixo para
reciclagem e escolher empresas responsáveis.
Sobre a Nestlé Nespresso S/A
A Nestlé Nespresso S/A é pioneira e referência em cafés porcionados de alta
qualidade. A empresa trabalha com mais de 157 mil agricultores em 18 países por
meio de seu Programa AAA de Qualidade Sustentável™, que visa incorporar
práticas sustentáveis nas fazendas e paisagens ao redor. Lançado em 2003, em
colaboração com a ONG Rainforest Alliance, o programa ajuda a melhorar o
rendimento e a qualidade das colheitas, garantindo um fornecimento sustentável
de café de alta qualidade e melhorando os meios de subsistência dos
agricultores e suas comunidades.
Em 2022, a Nespresso obteve
a certificação B Corp™ - juntando-se a um movimento internacional de mais de 9
mil empresas orientadas para o propósito que atendem aos altos padrões de
responsabilidade social e ambiental e transparência da B Corp.
Com sede em Vevey, Suíça, a
Nespresso opera em 93 mercados e conta com 14 mil colaboradores. Em 2023,
operou com uma rede de 791 Boutiques ao redor do mundo, além das vendas diretas
via site, aplicativo, telefone e WhatsApp. Para mais informações, visite o site
corporativo oficial www.nestle-nespresso.com.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e
cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no
setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da
combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de
capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de
2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social,
ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o
selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção
animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa
com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com
operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e
Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras,
por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui
tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou
acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e
Instagram.
Postar um comentário