CNV na sala de aula: atividades e dinâmicas

CNV na sala de aula: atividades e dinâmicas para uma Comunicação Mais Empática – Professores, imagine uma sala de aula onde os conflitos são resolvidos de forma pacífica, onde os alunos se sentem seguros para expressar seus sentimentos e onde a empatia é a base das relações.

Essa realidade é possível através da implementação da Comunicação Não Violenta (CNV) no ambiente escolar.

Mas, como isso pode acorrer?

A CNV oferece ferramentas poderosas para construir um clima escolar mais positivo e colaborativo. Através de atividades e dinâmicas específicas, podemos ensinar os alunos a expressarem suas necessidades de forma clara e respeitosa, a escutarem ativamente os outros e a resolverem conflitos de maneira construtiva.

Vejamos algumas destas!

1. O Mapa dos Sentimentos (CNV na sala de aula: atividades e dinâmicas):

  • Objetivo: Auxiliar os alunos a identificar e nomear suas emoções.
  • Como fazer: Crie um grande mapa no quadro ou uma folha de papel. Divida-o em diferentes emoções (alegria, tristeza, raiva, medo, etc.). Convide os alunos a colocarem post-its com seus nomes nas emoções que estão sentindo naquele momento. Promova uma discussão sobre a importância de reconhecer e expressar nossos sentimentos.                                       

2. A Roda da Empatia:

  • Objetivo: Desenvolver a habilidade de se colocar no lugar do outro.
  • Como fazer: Forme um círculo com os alunos. Um de cada vez, um aluno compartilha uma situação em que se sentiu mal. Os demais alunos devem tentar expressar o que acham que a pessoa estava sentindo e o que poderia ter sido feito para ajudá-la.                                                                                                                                                                                              

3. O Mural das Necessidades:

  • Objetivo: Auxiliar os alunos a identificar suas necessidades básicas e a expressá-las de forma clara.
  • Como fazer: Crie um mural com frases que representem diferentes necessidades (pertencimento, autonomia, reconhecimento, etc.). Convide os alunos a escolher as frases que mais se identificam e a explicar por quê.                                                                                                                                

4. A Técnica do “Eu sinto…” e “Eu preciso de…”:

  • Objetivo: Ensinar os alunos a expressar seus sentimentos e necessidades de forma assertiva.
  • Como fazer: Apresente a estrutura da frase “Eu sinto… quando… porque eu preciso de…”. Incentive os alunos a praticar essa estrutura em diferentes situações. Por exemplo: “Eu sinto raiva quando meus colegas não me escutam, porque eu preciso me sentir valorizado.”                                                                                                                                                           

5. O Jogo dos Papéis:

  • Objetivo: Simular situações de conflito e praticar a resolução de problemas utilizando a CNV.
  • Como fazer: Divida a turma em grupos e atribua a cada um um papel em uma determinada situação (por exemplo, um aluno que se sente excluído, um professor que está sobrecarregado). Os alunos devem representar a situação e, em seguida, utilizar as ferramentas da CNV para encontrar uma solução.                                                                                                                                                                                                        

6. A Caixa da Gratidão:

  • Objetivo: Promover a gratidão e fortalecer os vínculos entre os alunos.
  • Como fazer: Crie uma caixa decorada e convide os alunos a escreverem mensagens de agradecimento aos colegas e professores. Periodicamente, leia as mensagens em voz alta para toda a turma.                                                                                                                               

7. O Diário da CNV (CNV na sala de aula: atividades e dinâmicas):

  • Objetivo: Incentivar os alunos a refletirem sobre suas experiências e a praticarem a CNV no dia a dia.
  • Como fazer: Sugira que os alunos escrevam em um diário sobre as situações em que utilizaram a CNV, os desafios que enfrentaram e as aprendizagens que obtiveram.

Dicas para os Professores:

  • Seja um modelo: demonstre na prática como utilizar a CNV em suas interações com os alunos.
  • Crie um ambiente seguro: incentive os alunos a se expressarem livremente, sem medo de julgamentos.
  • Seja paciente: a aprendizagem da CNV é um processo gradual.
  • Celebre os pequenos avanços: reconheça e valorize as tentativas dos alunos de utilizar a CNV.
  • Utilize diferentes recursos: livros, vídeos, jogos e atividades práticas podem tornar o aprendizado mais divertido e engajador.

Conclusão:

A implementação da CNV na sala de aula é um investimento no futuro dos nossos alunos. Ao desenvolver habilidades de comunicação não violenta, estamos preparando nossos jovens para construir relacionamentos mais saudáveis, resolver conflitos de forma pacífica e viverem uma vida mais plena.

Lembre-se: A CNV é uma jornada, não um destino. Ao praticar a CNV em sala de aula, você estará contribuindo para a construção de um mundo mais justo e humano.

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imagem extraída: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/jogos-cooperativos-para-educacao-infantil/



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