Tecnologia e comunicação na educação: como equilibrar excesso de telas e aprendizado?

Agência de Brasília traz especialistas para discutir os impactos da exposição excessiva à tecnologia na saúde mental e estratégias para o consumo saudável de informações frente à proibição de celulares nas escolas.

 A partir da recém-sancionada Lei nº 15.100/2025, que limita o uso de celulares nas escolas, o Arena de Ideias, videocast produzido pela Oficina Consultoria, traz nesta quinta (30), uma análise aprofundada sobre os impactos da tecnologia na educação, com a participação de Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta,  Adriano Floriani, diretor de Metodologias Proprietárias e Projetos da Oficina Consultoria, e Leonardo Pedreira, gerente de Educação Básica no SESI. 

O debate vai explorar como o uso excessivo de telas afeta a saúde mental e o papel das instituições de ensino no desenvolvimento de habilidades para um consumo saudável de informações, bem como a importância de transformar a tecnologia em uma aliada no processo educacional e no bem-estar das novas gerações. A conversa será mediada por Miriam Moura, consultora associada da Oficina. 

A limitação do uso de celulares nas escolas gerou debates intensos entre pais, educadores e especialistas, com preocupações sobre o uso indiscriminado da tecnologia por jovens. No Brasil, o impacto das telas no desempenho escolar e no comportamento social já motivou ações legislativas em diferentes estados, e alguns já proíbem o uso dos equipamentos eletrônicos apenas dentro da sala de aula. As escolas ainda aguardam o detalhamento da Lei 15.100/2025 pelo Ministério da Educação (MEC). 

Uma pesquisa da Nexus, realizada em novembro de 2024, revelou que 86% dos brasileiros apoiam restrições ao uso de celulares nas escolas, sendo que 54% defendem a proibição total e 32% preferem restrições condicionadas a atividades pedagógicas.

O psicólogo social Jonathan Haidt, autor do livro "A Geração Ansiosa", destacou a relação entre o aumento do uso de smartphones e a crise de saúde mental em jovens. Segundo Haidt, desde a popularização dos smartphones em 2010, as taxas de depressão, ansiedade, automutilação e suicídio explodiram em diversos países, evidenciando os efeitos de uma infância hiperconectada. O livro foi um dos mais vendidos em 2024. 

O Arena de Ideias, promovido pela Oficina Consultoria, é um espaço online dedicado à reflexão sobre comunicação, reputação, educação e tecnologia.  O  episódio #154 começa às 9h30, nesta quinta (30/1), pelo Youtube. Acompanhe os debates, quinzenalmente, no canal do Arena de Ideias.  Os episódios, transmitidos quinzenalmente pelo YouTube, também estão disponíveis no Spotify
SERVIÇO

Arena de Ideias #154 - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EXCESSO DIGITAL
Data de Transmissão: 30 de janeiro de 2025
Convidados: Patrícia Blanco (Instituto Palavra Aberta),  Leonardo Pedreira (SESI) e Adriano Floriani (Oficina Consultoria). 
Apresentação: Miriam Moura
Onde assistir: YouTube do Arena de Ideias 

COMENTÁRIOS

Postagem Anterior Próxima Postagem