Iniciativa oferece consultoria gratuita para negócios gastronômicos em Belém ampliarem opções sustentáveis, alinhando-se às expectativas da Conferência do Clima da ONU
Com a aproximação da COP30, Belém se prepara para receber visitantes do mundo inteiro atentos à sustentabilidade, inclusive na alimentação. Para apoiar os estabelecimentos locais nesse momento, o projeto Belém Gastronomia Sustentável oferece consultoria gratuita voltada para restaurantes, hotéis e bares que desejam diversificar seus cardápios com opções mais sustentáveis e criativas.
O projeto é uma iniciativa conjunta da ProVeg Brasil e da Sociedade Vegetariana Brasileira - SVB, que unem esforços para promover uma alimentação mais sustentável, inclusiva e justa em Belém. “Nossa proposta é que os estabelecimentos ampliem suas opções de refeições a base de vegetais, reduzam o desperdício de alimentos e, sempre que possível, optem por fornecedores locais e agroecológicos, valorizando a sociobiodiversidade da Amazônia", explica Stefany Guerreiro, Gerente de Projetos de Alimentação e Nutrição da ProVeg Brasil.
A consultoria oferece apoio técnico e estratégico personalizado, que inclui o desenvolvimento de receitas exclusivas, treinamento das equipes de cozinha e salão, assistência com o fornecimento de ingredientes, aprimoramento da comunicação das novas opções junto aos clientes e apoio na divulgação. “Nossa prioridade é respeitar o perfil de cada estabelecimento e sugerir pratos e orientações práticas que vão ajudar os restaurantes a se posicionarem estrategicamente nessa nova oportunidade", conta Michelle Letran, Gerente de Campanhas e Políticas Alimentares da Sociedade Vegetariana Brasileira.
O desenvolvimento das receitas e treinamento das equipes já começou para o Box 49. Por lá, eles estão aprendendo como preparar a Isca Gosto do Mar, feita à base de feijão, que promete surpreender o paladar com seus temperos frescos, alho, limão e azeite. “Eu e minhas colaboradoras somos muito gratas pelo treinamento que recebemos, foi muito maravilhoso, ficamos muito satisfeitas com tudo que aprendemos”, conta Eliana Ferreira, proprietária do restaurante Box 49.
O Belém Gastronomia Sustentável abre agenda para novos atendimentos a partir de julho por meio do site www.belemsustentavel.com.br. Restaurantes, cafés, bares, confeitarias e hotéis interessados podem agendar uma conversa inicial para conhecer a consultoria gratuita.
A sustentabilidade começa no prato
Estima-se que Belém receberá 50 mil visitantes durante a COP30. “É um público que, pela temática da Conferência, tem interesse em combater a crise climática, e por isso espera-se que muitos vão dar preferência a uma alimentação sustentável, que priorize vegetais", conta Stefany. Estudos mostram que substituir a carne por uma fonte de proteína vegetal pode reduzir em até 90% as emissões de gases de estufa de uma refeição, além de usar 99% menos terra e 68% menos água doce para a produção do alimento.
Sobre as Organizações
A ProVeg Brasil é uma organização que promove a alimentação sustentável, incentivando dietas ricas em vegetais como uma poderosa ferramenta para a ação climática e a saúde pública. A organização atua em colaboração com escolas, produtores rurais, governos e comunidades para apoiar a transição para um sistema alimentar mais justo e sustentável.
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), fundada em 2003, é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de um sistema alimentar mais justo, saudável e sustentável. Para isso, desenvolve campanhas e programas em parceria com os setores público e privado, atuando em políticas e projetos de alimentação em larga escala. A SVB promove a alimentação à base de vegetais como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.
Para mais informações:
Postar um comentário