O premiado escritor gaúcho Fabrício Carpinejar é o próximo convidado do Sempre Um Papo na CAIXA Cultural Brasília. Ele participa do projeto no dia 6 de agosto, quarta-feira, às 19h30, para falar sobre seu mais recente livro, “Se eu soubesse: Para maiores de 40 anos”. Depois da conversa, mediada pelo jornalista e escritor Matheus Leitão, Carpinejar segue para uma sessão de autógrafos.
A entrada é gratuita, num patrocínio da CAIXA / Governo Federal e apoio cultural da Emgea, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Os ingressos ficam disponíveis uma hora antes do início do evento, e a classificação indicativa é 14 anos.
No Sempre Um Papo, Fabrício Carpinejar conversará com o público sobre seu livro “Se eu soubesse: Para maiores de 40 anos” (Editora Bertrand Brasil) e as temáticas que ele aborda, como relacionamentos, família e a passagem do tempo. Carpinejar tem mais de 50 livros publicados, entre eles “Manual do luto”; “Minha esposa tem a senha do meu celular”; “Depois é nunca”; e “Coragem de viver”. Suas obras transitam entre diversos gêneros, como crônica, poema, infantojuvenil e jornalismo literário.
“Se eu soubesse: Para maiores de 40 anos”
“Se eu soubesse” é um livro que fala sobre maturidade e sobre evoluir com paz, serenidade, amor-próprio, e capacidade de perdoar. Em tom de terapia em voz alta, em uma narrativa formada por pequenos capítulos sem títulos, Carpinejar descreve a infância nos anos 1970, a adolescência nos anos 1980, e as mudanças de costumes ao longo do tempo. A narrativa apresenta reflexões sobre reminiscências familiares, criação dos filhos, gratidão pelos pais, casamento, recomeços profissionais e pessoais. Em meio a tudo isso, surgem lições sobre dor, amor e amizade.
Fabrício Carpinejar nasceu em Caxias do Sul e mora em Belo Horizonte. Filho dos poetas Carlos Nejar e Maria Carpi, adotou a junção de seus sobrenomes em sua estreia poética, “As solas do sol”, de 1998. Carpinejar, definido por Luis Fernando Verissimo como uma “usina de lirismo”, recebeu em sua trajetória importantes reconhecimentos, como o Prêmio Jabuti, o Prêmio Açorianos de Literatura e o Prêmio Cecília Meireles, da União Brasileira de Escritores. Seus livros já ultrapassaram 1 milhão de exemplares vendidos.
Matheus Leitão, o mediador da conversa, tem especialização em jornalismo investigativo pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, onde foi visiting scholar entre 2012 e 2013. Em 23 anos de carreira como jornalista, Matheus Leitão trabalhou em diversos veículos de imprensa, como Correio Braziliense, Folha de São Paulo, Rádio Globo e Portal G1. Atualmente, é colunista da revista Veja. Venceu os mais importantes distinções de jornalismo da América Latina como os prêmios Esso, Embratel, Vladimir Herzog e o SIP, da Sociedade Interamericana de Imprensa. É também autor do livro “Em nome dos pais”, que deu origem ao documentário homônimo exibido pela HBO.
O Sempre Um Papo, criado em Belo Horizonte pelo jornalista Afonso Borges, já esteve em Brasília de 2003 a 2009, também na CAIXA Cultural. Neste período, o projeto recebeu escritores como Zuenir Ventura, Luis Fernando Verissimo, Lya Luft, Fernando Morais, entre muitos outros, em programação mensal.
Sempre Um Papo – 39 anos
Criado em 1986, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
O canal no YouTube do Sempre Um Papo contém mais de 1.600 programas de uma hora cada, constituindo-se no maior e mais relevante acervo virtual da literatura brasileira. Além dos debates, seminários e cursos completam o rol de exibições, que hoje registra quase 9 milhões de visualizações.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Fabrício Carpinejar
Dia: 6 de agosto, quarta-feira, 19h30
Local: Caixa Cultural Brasília – SBS – Quadra 4 – Lotes 3 e 4.
Entrada gratuita com retirada de ingressos 1 hora antes do início.
Informações: www.sempreumpapo.com.br – @sempreumpapo
Postar um comentário