Em um almoço marcado por comemoração e simbolismo para o setor produtivo de Taguatinga, o governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou, nesta quinta-feira (27)
Evento na ACIT foi bastante prestigiado pelos empresários de Taguatinga e região. A concessão entregue pelo governador Ibaneis Rocha 30 anos de uso. Foto: Renato Alves/Agência Brasília
, a escritura pública de concessão de direito de uso à Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (ACIT). O documento, aguardado há quase 50 anos, foi recebido pelo presidente da entidade, o empresário Justo Magalhães, e oficializa a ocupação histórica da sede instalada no setor industrial da região.
A solenidade contou com a presença da vice-governadora Celina Leão (PP), do administrador regional de Taguatinga, bispo Renato Andrade, além de empresários, lideranças comunitárias e representantes do Governo do Distrito Federal (GDF). A entrega representa um marco para a ACIT, que há décadas aguardava a regularização da área onde funciona, consolidando sua permanência e garantindo segurança jurídica para continuar suas atividades econômicas, sociais e comunitárias.
O presidente da Terracap, Izídio Santos, destacou a importância do ato: “Essa associação representa muito bem todo o setor. Ela existe há várias décadas e precisava dessa regularização. Agora, com o documento em mãos, os associados têm total segurança jurídica para empreender. É isso que a nova legislação trouxe para entidades em situação semelhante”.
Governo promete seguir com regularizações
A vice-governadora Celina Leão afirmou que outras entidades ainda serão contempladas, além das 27 já regularizadas desde 2021. “Essa regularização é a cara do nosso governo, um governo que trabalha e entrega. Vocês esperaram por isso muitos anos e chegou o dia. O ritmo de trabalho continua”, garantiu.
O próprio governador reforçou o compromisso de concluir o mandato com a maioria das pendências solucionadas: “Vou concluir o meu mandato com quase todos os empresários com a documentação em dia. Só não vai ter quem não entrou com a documentação”.
Gratidão e reconhecimento da ACIT
Para o presidente da ACIT, Justo Magalhães, a entrega encerra décadas de incertezas.“São quase 50 anos que a gente aguarda por isso. Passaram inúmeros governadores com promessas nunca cumpridas. Só em 2020, quando houve a obra do Túnel de Taguatinga, que fiz o pedido ao governador. Ele prometeu, cumpriu, determinou e fez acontecer. Vou ser eternamente grato por tudo”, emocionou-se.
Com o contrato de Concessão de Direito de Uso sem Opção de Compra (CDU-S) formalizado, a ACIT poderá ampliar suas ações de apoio ao comércio, à indústria e ao empreendedorismo local. A regularização dá segurança para que novos projetos e investimentos sejam planejados, fortalecendo o papel da associação no desenvolvimento da cidade.
Taguatinga: força econômica do DF
O secretário de Governo, José Humberto Pires, que iniciou sua trajetória empresarial em Taguatinga, ressaltou a relevância da cidade: “Comecei aqui meus passos empresariais e tive a felicidade de iniciar minha vida política como administrador de Taguatinga. Esse povo foi e continua sendo o motor econômico do Distrito Federal”.
O administrador regional Renato Andrade reforçou os números da pujança taguatinguense: “Somos uma cidade de 67 anos, com 700 mil habitantes, que gera mais de 500 mil empregos e tem mais de 40 mil empresas ativas. O GDF tem investido quase R$ 1 bilhão em Taguatinga, e esta é mais uma entrega que beneficia nossa região e nossos empresários”.
A entrega da escritura à ACIT marca um capítulo histórico para Taguatinga e para o associativismo empresarial da cidade. A oficialização da área coloca fim a uma espera de quase meio século e reforça o compromisso do GDF com o desenvolvimento econômico, a segurança jurídica e a valorização das instituições que movimentam a economia e prestam serviços essenciais à comunidade.
Fonte: Agenda Capital



Postar um comentário