Internacional:Embaixadora Susan Kleebank abre celebração dos 78 anos da Independência do Sri Lanka em Brasília

A Secretária para Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Embaixadora Susan Kleebank, foi a Convidada de Honra na histórica celebração do 78o Aniversário da Independência do Sri Lanka


em Brasília, realizada no Hotel Villa Rizza, em 06 de fevereiro de 2026, organizada pela Embaixada do Sri Lanka. Embaixadores, membros do Corpo Diplomático, Senadores, representantes de Organizações Internacionais, altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores e de outros Ministérios, Departamentos e Agências Governamentais, representantes do setor empresarial e jornalistas no Brasil participaram da celebração, a convite da Embaixadora do Sri Lanka no Brasil, S.E. C.A. Chaminda I. Colonne, e de seu esposo, Sr. Stephan Senanayake.

Com o acendimento da tradicional lamparina a óleo, a Secretária para Ásia e Pacífico,Embaixadora Susan Kleebank; a Embaixadora do Sri Lanka no Brasil, S.E. Chaminda Colonne;o Secretário da Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal, Sr. Paco Britto; o Diretor do Departamento da Índia, Sul e Sudeste Asiático,Embaixador Everton Lucero; e o Embaixador (designado) do Brasil no Sri Lanka, Embaixador Jorge Kadri, inauguraram a histórica celebração do 78o Aniversário da Independência do Sri Lanka em Brasília.

O evento teve início com a execução do Hino Nacional da República Federativa do Brasil,seguido pelo Hino Nacional do Sri Lanka. Foram observados dois minutos de silêncio em homenagem aos heróis tombados e a todos os cingaleses que sacrificaram suas vidas pela independência, soberania e integridade territorial da pátria.

ArãoJr, Malu Silva e Casal Anfitrião e Martha

Em seu pronunciamento, a Embaixadora Susan Kleebank declarou:“Para além dos nossos laços políticos e econômicos, Brasil e Sri Lanka também estão conectados pela história e pela língua. A presença portuguesa no Sri Lanka, a partir do século XVI, deixou influência linguística no cingalês que permanece até hoje. Palavras como mesa (mesa), janela (janela), sapattu (de sapato), almariya (de armário) e kamisaya (de camisa) ilustram as semelhanças entre nossos idiomas. Nossa história comum contribui para aproximar nossos povos.

Brasil e Sri Lanka mantêm relações amistosas desde 1960. Ao longo dos últimos 66 anos, nossos países construíram uma relação baseada na confiança mútua, no diálogo e na cooperação.

Durante esse período, nossos laços bilaterais se fortaleceram. Em 2025, nosso comércio aumentou 50% em comparação com 2024. Embora isso seja encorajador, ainda há grande potencial para crescimento adicional. Com o compromisso e o apoio compartilhados de ambos os governos, estamos trabalhando para transformar esse potencial em resultados concretos. Nosso objetivo comum permanece em expandir e aprofundar nossa relação bilateral.

 A cooperação entre Brasil e Sri Lanka possui extraordinário potencial
em áreas como agricultura e pecuária, biocombustíveis, energia e defesa.

A Agência Brasileira de Cooperação, por exemplo, está atualmente desenvolvendo, com contrapartes do Sri Lanka, projetos voltados ao aumento da produtividade da cana-de-açúcar e da produção leiteira. Esperamos que esses projetos sejam assinados em breve, permitindo o início de sua fase de implementação.

O Brasil também esteve recentemente ao lado do Sri Lanka ao fornecer assistência humanitária após os eventos climáticos extremos que afetaram o país no final de 2025. Com sua permissão, gostaria de reiterar a solidariedade do Brasil às famílias que perderam seus entes queridos em decorrência do Ciclone Ditwah.

Acreditamos que 2026 será particularmente frutífero para as relações bilaterais, mantendo a tendência de crescimento observada nos últimos anos. É nossa intenção realizar Consultas Políticas, que proporcionarão oportunidade para revisar nossa agenda bilateral e definir prioridades para o futuro. Para o Brasil, o Sul da Ásia e o Sudeste Asiático ganharam relevância como prioridades da política externa brasileira. Novos caminhos estão sendo criados para fortalecer ainda mais nossas relações, e devemos aproveitar cada oportunidade para gerar  resultados mutuamente benéficos para nossas sociedades.

É preciso dizer que esse progresso não acontece por acaso. Ele é resultado do trabalho silencioso, porém eficaz, de diplomatas e autoridades governamentais que pavimentam o caminho para uma interação mais estreita entre nossos países. Nesse sentido, gostaria de elogiar os esforços da Embaixadora Chaminda Colonne, que, desde sua chegada a Brasília, em outubro passado, tem trabalhado incansavelmente nesse propósito.

Nesta auspiciosa ocasião que marca a Independência do Sri Lanka, celebremos a amizade cada vez mais sólida entre nossos países. Estou confiante de que nossos laços continuarão a florescer nos próximos anos.”
















 







COMENTÁRIOS

Postagem Anterior Próxima Postagem