A campanha se trata de uma ação estratégica antecipada ao feriado de Carnaval; não é necessário atendimento
Neste sábado (7), o Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), funcionará em horário especial, das 7h às 16h, com o objetivo de facilitar a doação para quem não consegue comparecer durante a semana e reabastecer os estoques da unidade, garantindo o atendimento ininterrupto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Não é necessário atendimento prévio.
Segundo a assistente social responsável pela capacitação de doadores do Banco de Sangue do HC-UFG, Ana Leiroz, a campanha se trata de uma ação estratégica antecipada ao feriado de Carnaval. “Historicamente, esse período registra um aumento na demanda por bolsas de sangue devido ao maior fluxo de atendimento nos hospitais, enquanto o número de doadores costuma cair drasticamente durante as festividades. Queremos garantir que o estoque esteja abastecido antes da folia começar”, ressalta.
Para ser doador, deve-se ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Recomenda-se não estar em jejum e evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. Também é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto. São aceitos documentos como RG, Carteira Nacional de Habilitação, carteiras expedidas por órgãos de classe ou forças de segurança, entre outros reconhecidos oficialmente.
Para o dia da doação, recomenda-se:
• Não estar em jejum;
• Fazer uma alimentação leve e balanceada, evitando alimentos gordurosos, leite e derivados três horas antes;
• Se vier doar à tarde, aguardar duas horas após o almoço;
• Ter repousado no mínimo seis horas na noite anterior;
• Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
• Evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação;
• Após a doação, interromper por 12 horas atividades como pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.
Pessoas que não podem doar:
• Aquelas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade;
• Mulheres que estejam grávidas ou até um ano após o parto;
• Indivíduos expostos a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e Doença de Chagas;
• Usuários de drogas ilícitas;
• Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing nos últimos 12 meses;
• Aquelas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, no último ano.
No dia da doação, o candidato é avaliado por profissionais que verificarão essas e as demais condições necessárias para a doação.
“É importante lembrar que uma única doação pode salvar até quatro vidas”, aponta Ana Leiroz, explicando que o sangue coletado é fracionado em diferentes componentes [hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado], podendo atender pacientes com necessidades clínicas distintas, desde vítimas de traumas até pessoas em tratamento oncológico. “A doação de sangue é o que garante inúmeros tratamentos em saúde; sem ela, cirurgias, transplantes e tratamentos de emergência param. Não existe substituto sintético para o sangue humano. Mais que um ato altruísta, a doação é um dever cívico e de responsabilidade social. Em tempos de estoques críticos, doar não é apenas um convite, é um chamado para garantir o direito à vida.”
O Banco de Sangue do HC-UFG está localizado na Primeira Avenida, s/n…O Banco de Sangue do HC-UFG está localizado na Primeira Avenida, s/n, Setor Leste Universitário, em Goiânia (próximo ao Cerof da UFG).
Mais informações: (62) 3644-8179 | (62) 9108-5774



Postar um comentário