
Lançado em 4 de maio, o Prêmio Cultura e Cidadania selecionará agentes culturais que contribuíram para o desenvolvimento artístico ou cultural no Distrito Federal. Nesta edição, o edital contempla oito categorias:
Culturas populares tradicionais
Hip-hop
Culturas afro-brasileiras
Equidade de gêneros na cultura
Culturas ciganas
Culturas indígenas
Arte inclusiva
Cultura LGBTI
As inscrições vão até 7 de junho. Esta é a segunda edição do bloco de prêmios que tem como objetivo abrir espaço para iniciativas com políticas afirmativas.
Para tirar dúvidas sobre as normas de participação e como será o processo seletivo, a secretaria promoverá uma série de oficinas até o fim de maio.
De acordo com a subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural da pasta, Jaqueline Fernandes, a proposta é deixar o recurso acessível a todos.
“Neste ano, foram incluídas quatro novas categorias, como a da cultura LGBTI, isso permite um mapeamento dessas ações e agentes, além do próprio reconhecimento”, destaca Jaqueline.
Para concorrer, os candidatos devem apresentar portfólio com histórico do grupo e preencher o formulário solicitado pela Secretaria de Cultura. Podem concorrer grupos com personalidade jurídica constituída ou seus representantes com CPF.
Os documentos exigidos devem ser encaminhados à Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, por e-mail (premiosfac2018@gmail.com), ou pessoalmente, na sede da secretaria (SCN, Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro).
As inscrições poderão ser feitas oralmente ou na língua brasileira de sinais (Libras), gravadas em áudio ou vídeo, com todos os itens descritos no formulário (com a sequência de perguntas mantida) nas seguintes categorias:
Culturas indígenas
Culturas populares e tradicionais
Cultura cigana
Arte inclusiva
Acessibilidade cultural
Oficinas Prêmios Cultura e Cidadania
28 de maio (segunda-feira)
Das 10 às 12 horas
Equidade de Gênero na Cultura e Cultura LGBTI
29 de maio (terça-feira)
Das 10 às 12 horas
Culturas Populares saberes e fazeres das culturas populares tradicionais e Culturas Ciganas
Das 15 às 17 horas
Culturas Afro-brasileiras e Cultura Hip-Hop
30 de maio (quarta-feira)
Das 10 às 12 horas
Arte Inclusiva e Acessibilidade Cultural
Das 15 às 17 horas
Cultura Indígena
Todas as oficinas serão na Sala Pompeu de Sousa, na sede da Secretaria de Cultura (SCN, Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro)
EDIÇÃO: PAULA OLIVEIRA
Postar um comentário