Logística: ID LOGISTICS BRASIL COMEMORA 20 ANOS DE ATUAÇÃO LOCAL

Inteligência artificial não basta e ID Logísticas Brasil investe em formação própria de mão de obra para atualizarão em logística.

retrospectiva mostra trajetória da multinacional no brasil .

Prestes a celebrar 20 anos de atuação em solo brasileiro, a multinacional ID Logistics, que opera em 18 países em todo o mundo e é líder europeia em logística, vem crescendo na ordem de dois dígitos nos últimos cinco anos e investe firme em inovação, tecnologia, inteligência artificial e capacitação logística, para elevar ainda mais seus níveis de eficiência, comprometimento com sustentabilidade e responsalidade social corporativa (CSR).

Em entrevista com o CEO da ID Logistics Brasil, Gilberto Lima Jr., ele conta os desafios e as experiências de sua carreira como primeiro diretor brasileiro de uma das 18 filiais do francês Grupo ID Logistics, em todo o mundo. Reforça os pilares de atuação da empresa globalmente,aborda os valores da companhia que impacta em como seu time lidera suas atividades,  conta novidades sobre os segmentos que são foco em atender por aqui, o desenvolvimento e planos para o futuro da empresa no Brasil. 

Você está há 8 anos na ID Logistics, quais as mudanças que viu ocorrer na empresa? Elas atenderam ao mercado?

Sim, realmente houve muita evolução em diversas frentes. Inovação, suporte e  treinamento foram fortalecidos diante da nova demanda de mercado, inclusive com a implementação de um campus de inovação e utilização da inteligência artificial para entregar excelência operacional aos nossos clientes. Esses são os pontos principais, tecnologia e integração entre todas as áreas.

Como você vê o mercado logístico hoje? É muito diferente do que era há 8 anos? Como você vislumbra esse ambiente nos próximos anos?

 Vamos lembrar que tivemos um evento histórico, que foi a pandemia, com impacto muito grande na logística e em todos os seus processos e precisamos de novas práticas do mercado, como por exemplo o desenvolvimento do segmento de e-commerce. Lá atrás, tivemos uma fase que as empresas especializadas em logística buscavam eficiência, com a produção ligada ao estoque e ao escoamento rápido das mercadorias. Hoje não basta só vender, é preciso propiciar uma boa experiência para encantar o cliente. Para isso a integração de toda a cadeia de suprimentos através da tecnologia é fundamental e deve estar aliada às melhores práticas e eficiência, não somente em gestão de custos, mas tambem em finanças, RH e projetos por exemplo.

Você disse quando assumiu a direção que:” Temos a missão desafiadora de ampliar rapidamente a nossa atuação em todo território brasileiro, que virá aliada à intensificação do uso de novas tecnologias, inovação, excelência operacional, responsabilidade social e ambiental”. O que dessa missão já está em curso?

Tivemos avanços em todas essas áreas, continuaremos investindo em tecnologia e integração de toda cadeia nos próximos anos, isso faz parte do DNA da nossa empresa e é o caminho para nos consolidarmos como um dos principais operadores logisticos do Brasil.

Gostaria de ressaltar que um tema muito presente hoje é o da responsabilidade social onde definimos os três pilares principais de atuação em relação a CSR - Social, meio ambiente e sociedade, e 10 objetivos que cada país deve assumir, como por exemplo :

 Foco na segurança das pessoas -  queremos reduzir 40% dos acidentes de trabalho até 2027

Necessidade de contratação de PCD -  20% de aumento na taxa de contratação de PCDs até 2025

 Promover redução do consumo de energia elétrica em 40% até 2030

75% de todos os CDs devem desenvolver projetos sustentáveis

Queremos também que em 100% das regiões em que atuamos tenhamos projetos sociais com uma comunidade local

80% dos nossos fornecedores devem assumir compromissos sustentáveis

 Queremos também que o modelo de gestão de CSR seja aplicado para todos os 18 países em que a ID Logistics atua

Vale lembrar que o nosso compromisso com a responsabilidade social não começou agora, atuamos há pelo menos 18 anos em várias frentes, como por exemplo com o IDEBRA, que nasceu em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e posteriormente expandimos para Extrema e Sete Lagoas, em Minas Gerais e agora tambem atuamos em Serra no Espírito Santo. Queremos ter o IDEBRA em todas as regiões que atuamos, por isso devemos implantar, no próximo ano, esse projeto no Distrito Federal.

A maioria dos diretores da ID Logistics Brasil atualmente já estavam na empresa quando assumiram os cargos diretivos. É uma diretriz da empresa dar mais voz e reconhecimento para avançar na carreira dos colaboradores?

Temos um target que pelo menos 70% dos gerentes de site sejam formados internamente até 2030. Para alavancar o crescimento também temos, por exemplo, um programa de padrinhos que leva os gerentes de sites mais experientes a treinar os novos gerentes. Em outra frente, teremos já em 2024, 100% de nossos cargos diretivos treinados em questões de ética e compliance. Tambem é uma diretriz da empresa formar novos diretores, para que se tornem os principais executivos do futuro, evoluindo assim em suas classificações de carreira. É preciso olhar o potencial dos executivos brasileiros que vão se preparando para isso, faz parte do nosso plano estratégico para que a ID Logistics Brasil se torne cada vez maior e mais forte, não só através do crescimento orgânico mas tambem através de aquisições.

Quais segmentos a ID Logistics prevê atender nos próximos anos?

 Estamos fortalecendo ainda mais a presença nos segmentos em que já atuamos, como varejo, industria, FMCG, cosméticos e principalmente no e-commerce, que vai continuar crescendo muito e onde haverá forte investimento, apesar da nossa carteira de clientes contar com uma diversidade de segmentos. Vamos continuar prospectando nos segmentos que temos potencial em razão da nossa expertise nesses clientes, isso nos coloca em lugar de destaque como operadores logisticos. Queremos tambem crescer em regiões como Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temos muito orgulho de dizer que  temos contratos de longo prazo, alguns com mais de 18 anos, como o Carrefour e a Danone por exemplo, o que nos torna absolutamente confiáveis, afinal ninguém permanece por esse tempo com o mesmo parceiro se esse não entregar excelência, inovação e confiança.

A empresa está preparada para o futuro?

Se eu dissesse que já estamos preparados, estaría cometendo um grande erro. Nós temos que nos preparar a cada dia, integrando cada vez mais as áreas, utilizando cada vez mais tecnologia, desenvolvendo nossas pessoas, explorando os potenciais da inteligência artificial e inovando sempre. Incentivamos o comportamento inovativo e a prática de trazer melhorias, sugestões de ideias inovadoras e benchmarking, através de programas internos. No ano passado, começamos a utilizar os drones para inventários, reduzindo de 5 dias para apenas 1 noite de contagem, na França já temos um projeto piloto com o robô Astrid, que verifica 5 mil paletes por hora, é 20 vezes mais rápido do que um drone e 100 vezes mais rápido quando comparado a um método de inventário tradicional.

Sobre a capacitação logística, digo que esse é um grande desafio para o futuro. Temos algumas regiões no Brasil onde isso ainda é um obstáculo para determinadas funções, são profissionais cada vez mais disputados no mercado de trabalho. Apesar da oferta maior de cursos técnicos e formação acadêmica, ainda não é suficiente para suprir a demanda atual do mercado. Nesse sentido, investimos em formação profissional atraves da UNID – Universidade Corporativa da ID Logistics, que exerce papel fundamental para atender as nossas expectativas de capacitação de mão-de-obra.

SOBRE A ID LOGISTICS

O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos internacionais, com um faturamento em 2022 de 2,5 bilhões de euros. Gerencia 375 sites localizados em 18 países, representando 8 milhões m² operados na Europa, América, Ásia e África e empregando 30 mil colaboradores. Com uma carteira equilibrada de clientes entre o varejo, a indústria, a saúde e o comércio eletrônico & picking, a ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. No Brasil, conta com mais de 9 mil colaboradores e é comandada pelo Diretor-Geral, Gilberto Lima. São mais de um milhão de metros quadrados de armazenagem, destinados à logística de players de grande porte nos segmentos de varejo, industrial, FMCG, cosméticos e e-commerce em mais de 55 centros de distribuição. A ID Logistics está listada no Bloco A da Bolsa de Valores NYSE Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125).            

ID LOGISTICS: 20 ANOS TRANSFORMANDO

A HISTÓRIA DA LOGÍSTICA NO BRASIL

“A nossa história é um testemunho do poder da visão, da resiliência e do trabalho em equipe. Ao passo que comemoramos nossos 20 anos no Brasil, é tempo de celebrar e de expressar o orgulho por tudo que conquistamos até aqui. Essa jornada tem sido repleta de momentos inesquecíveis, lições valiosas e conquistas que nos impulsionaram a chegar até aqui. Agradecemos a todos os nossos clientes, parceiros e colaboradores que estiveram conosco ao longo dessa jornada. Juntos, estamos construindo um legado de excelência em logística no país. Estamos ansiosos para o que o futuro nos espera!”

A trajetória da subsidiária brasileira do Grupo ID Logistics é marcada por oferecer soluções sustentáveis, além de inovadoras. Conta com uma equipe altamente comprometida com as exigências e rigorosos padrões de qualidade requeridos em seu segmento nas diversas verticais em que atua para suprir as expectativas de seus parceiros.

A ID Logistics Brasil foi criada em 2003, atrelada à estratégia do Grupo de acompanhar a demanda dos clientes ao redor do mundo.

O escopo de serviços se iniciou com a armazenagem voltada ao segmento de varejo junto ao Carrefour, na cidade de Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro, expandindo-se nos anos seguintes junto a eles para Osasco e Itapevi, em São Paulo, além de Brasília no Distrito Federal. Atuando nessas localidades até hoje, é referência em eficiência de custos para lidar com a concorrência acirrada que enfrenta e a necessidade de oferecer preços competitivos.

A ID Logistics Brasil conta com mais de 9 mil colaboradores distribuidos por 55 centros de distribuição que ocupam mais de um milhão de metros quadrados de armazenagem, destinados à logística de players de grande porte nos segmentos de varejo, industrial, FMCG, cosméticos e e-commerce

SOLIDARIEDADE: UM OBJETIVO FUNDAMENTAL

Tudo o que é realizado pela companhia tem um propósito e pelas pessoas é que ela é impulsionada. Com base nessa premissa,  desde o princípio, foram estabelecidos objetivos concretos atrelados a um dos valores fundamentais da ID Logistics: a solidariedade.

A promoção e a inclusão social nos mais diversos níveis envolvem as comunidades locais das regiões onde estão sediadas operações da empresa, com o objetivo de reduzir impactos ambientais e sociais.

IDEBRA – ATENDIMENTO A CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS ACIMA DE 60 ANOS

O instituto IDEBRA nasceu logo após a implementação da primeira operação, no Rio de Janeiro, tendo como base a educação, que transforma vidas, como meio para o pleno exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, inserindo jovens no mercado de trabalho.

Além do Rio de Janeiro, o projeto está presente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Desde a sua fundação, 3.515 crianças e jovens foram atendidos. Indiretamente, a assistência se estendeu a 24.936 pessoas engajadas em eventos com as comunidades relacionadas. Contabiliza 568 alunos formados em cursos de logística, sendo 20% absorvidos em atividades locais da operadora.

Em outubro de 2023, foi aberta em Serra (Espírito Santp), a primeira turma voltada à faixa etária acima dos 60, buscando promover a reinserção no mercado de trabalho.

Há cerca de dois anos, o IDEBRA firmou uma nova parceria com a ONG Arca de Noé dentro da favela da Vila Prudente, em São Paulo, com a missão de construir um futuro melhor a moradores da comunidade.

Em 2007, as operações foram ampliadas na Região Sudeste alcançando o patamar de mais de 1 mil colaboradores, demonstrando a capacidade de gerenciar a demanda flutuante de recursos entre sites da mesma localidade e criando maior flexibilidade aos clientes.

 PARCERIA COM A DANONE, MWM TUPI E MERITOR

Nessa mesma época, a ID Logistics começou a atuar no segmento de FMCG por meio da parceria firmada com a Danone, estreando no segmento alimentício. A gestão incluía o processo de abastecimento da linha de produção, atendendo a fábrica de lácteos, localizada na Cidade de Poços de Caldas.

Alguns anos depois, com a inauguração da segunda fábrica no mesmo município, a empresa assumiu também a divisão da Danone Nutrição com foco no público infantil e envelhecimento saudável.

Em 2008, teve início a atuação no setor automotivo, junto a Meritor e à MWM Tupi, para o gerenciamento da operação de motores para veículos pesados. Com o tempo, a operação foi ampliada com a distribuição de peças de reposição.

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO PARA O CRESCIMENTO

O empreendedorismo é um de nossos valores que permeiam a companhia, em todos os níveis, como força impulsionadora para o time manter uma mentalidade aberta e buscar soluções criativas.

A inovação faz parte do DNA da ID Logistics Brasil e os desafios são vistos como oportunidades para alcançar a satisfação dos clientes, além de agir como empresa responsável, estimulando o crescimento.

Em 2009, a ID Logistics já atuava em mais de cinco municípios, com mais de 1.500 colaboradores e o objetivo claro de oferecer soluções logísticas de ponta para reforçar a sua posição no mercado brasileiro em constante expansão.

INÍCIO DA ATUAÇÃO NO SETOR DE BEBIDAS

Neste mesmo ano, a carta de clientes passou a contar com a Ambev no gerenciamento da logística de algumas de suas fábricas e centros de distribuição, na região de Sete Lagoas (MG). Essa operação permitiu sua especialização e a ampliação do portfólio com a Heineken e a Diageo.

NÍVEA E HENKEL EM JUNDIAÍ

A entrada no segmento de cosméticos se deu com a operação junto à Beiersdorf Nivea, em Jundiaí, em 2013, representando um reforço no know-how do setor e nas ambições sustentáveis. Foram adotadas medidas para reduzir o consumo de recursos naturais, diminuir as emissões de carbono e promover a reciclagem e a reutilização.

A região de Jundiaí (SP) é um dos principais centros logísticos no país e uma área estratégica crucial para clientes e parceiros.

Com isso, logo na sequência, foi dada a largada para a entrada no segmento da indústria química, atendendo as mais restritivas legislações nacionais e exigências da FM Global, com o startup da operação da Henkel. Com atuação em químicos, a responsabilidade com segurança e sustentabilidade foi ampliada.

PRIMEIRO PASSO PARA O E-COMMERCE

No mesmo ano, foi inaugurada a primeira operação com a Privalia, representando uma importante expansão, dado o forte crescimento do e-commerce e fashion desde então. Através da atuação nesse segmento, buscou-se agregar valor, agilidade e precisão em cada etapa do processo logístico, garantindo a entrega pontual e uma boa experiencia ao consumidor final.

Em 2013, a matriz da ID Logistics ganhou novo endereço com a mudança para Alphaville onde permanece até hoje.

A CONSTANTE PRÁTICA DA CSR

A responsabilidade corporativa vai além das questões ambientais. Por meio de programas de capacitação profissional e políticas internas voltadas à igualdade de gêneros, privilegia-se o crescimento do time com promoções internas.

A operadora também está empenhada em promover a inclusão no ambiente de trabalho, bem como apoia causas sociais relevantes junto aos clientes em situações de calamidade pública.

É constante a busca por parcerias com fornecedores que compartilham dos mesmos valores e adotam práticas sustentáveis em suas cadeias de suprimentos.

Ao longo dos anos, a ID Logistics Brasil acreditou no potencial de seus colaboradores, evoluindo controles e processos, reforçando o posicionamento de liderança de mercado, inovando e construindo parcerias duradouras, de confiança e respeito.

Em 2017, a região de Extrema (MG) passou a desempenhar um papel fundamental nas operações logísticas devido à sua posição estratégica e a sua infraestrutura.

PRESENTE EM UM DOS PRINCIPAIS CENTROS ECONÔMICOS DO BRASIL

A localização geográfica de Extrema é estratégica, já que está situada em uma área de conexão entre importantes centros econômicos do Brasil, como São Paulo e Belo Horizonte. Isso facilita o acesso a diversas rodovias e permite a integração eficiente com diferentes modais de transporte, possibilitando a distribuição ágil e eficaz de mercadorias para diferentes regiões do país. Atualmente, mais de 10% das operações já se concentram nessa região.

CRIAÇÃO DA PROSERV

Em mundo competitivo e em busca constante por eficiência e produtividade, a PROSERV foi criada em 2018 para responder às demandas dos clientes com Qualidade e Rapidez, atendendo a contratos customizados de acordo com as suas necessidades. A PROSERV oferece soluções de mão de obra para atividades que não fazem parte da atividade principal dos clientes.

Profissionais multifuncionais são treinados para atuar nos diversos setores da área logística. Atualmente, a empresa atua em três estados com mais de 400 funcionários especializados e rigorosamente em conformidade com a legislação trabalhista e regras de segurança do trabalho.

O CRESCENTE SETOR DE FRAGÂNCIAS E COSMÉTICOS

Em 2019 e 2020, foram inauguradas as operações da Puig e da Estée Lauder no Espírito Santo, estendendo a atuação da empresa para cinco estados brasileiros e garantindo atuação na vertical de Fragrâncias e Cosméticos. Esse crescimento permitiu ultrapassar a marca de 5.000 colaboradores fortalecendo ainda mais as equipes e a capacidade de entrega de serviços de excelência.

Os clientes constituem a grande motivação para a ID Logistics continuar o seu trabalho diário em busca da excelência na gestão e performance operacional a fim de ser a melhor opção do mercado logístico.

CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS PRESTADOS

Em busca de melhores desempenho e padronização, foram implantados na filial brasileira o CID (Certificado da ID Logistics), em 2019. O programa assegura que as operações logísticas sejam executadas de acordo com os altos padrões com que o Grupo trabalha em todos os países onde está localizado, garantindo a continuidade dos negócios alinhados às necessidades dos clientes e eliminando riscos operacionais

Hoje, a ID Logistics Brasil conta com duas importantes abordagens: a regulatória, a qual assegura que o site esteja seguindo padrões do grupo e regulamentações locais e a operacional, que garante que o site esteja respeitando as boas práticas e engajado em uma dinâmica de melhoria contínua.

O aprimoramento nos sistemas e ferramentas satélites tornou a operadora referência internacional quanto aos processos de qualidade certificados pelo CID.

BUSCA CONSTANTE PELA INOVAÇÃO

A jornada da ID Logistics Brasil inclui outra importante conquista, com a instalação de um Campus de Inovação, voltado ao desenvolvimento de ecossistema junto a parceiros, startups e universidades de ensino de referência no país para testes de novas tecnologias nas operações.

A operadora reconhece que são os colaboradores que impulsionam a empresa e fazem a diferença em cada etapa da cadeia logística.

O PRINCIPAL ATIVO DO SUCESSO

Em 2021, a ID Logistics contava com mais de 6.000 colaboradores e sentiu a necessidade de fazer algo a mais para aqueles que são os responsáveis pelo sucesso da companhia.

A UNID, Universidade Corporativa da ID Logistics, foi instituída para disseminar ainda mais a cultura da empresa e capacitar colaboradores, já que se elege as pessoas como maior ativo da empresa.

Recentemente, os esforços se concentram para reativar o serviço de torre de controle e ampliadas as atividades da ID Pack, anteriormente voltada para o processo de nacionalização, etiquetagem, montagem de kits e retrabalhos para a vertical de FMCG. Agora para o setor de Fashion, são oferecidos o controle de qualidade da produção das peças recebidas, de passá-las a ferro e realizar eventuais reparos solicitados. 

O MELHOR DESEMPENHO PARA O CLIENTE

A empresa se mantém firme no foco de encantar os potenciais clientes e os já existentes. A satisfação direta deles, a experiência de seus clientes finais e a fidelidade na escolha da ID Logistics como seu parceiro logístico são fatores inegociáveis.

Até o final de 2023, a previsão é contar com pouco mais de 9.000 colaboradores em todo o território nacional, contabilizando os picos sazonais do ano. Com isso, os colaboradores também são foco de encantamento, seja na atração, como na retenção, fazendo com que sintam orgulho em pertencer e escolham fazer parte do futuro da ID Logistics. Esse é o objetivo central que orienta todas as ações e decisões da companhia.

COMENTÁRIOS

Postagem Anterior Próxima Postagem