Quilombos da Liberdade – Consciência Negra 15ª edição circula por escolas da Rede Pública

Iniciativa do Projeto Quilombo nas Escolas se apresenta em onze instituições de ensino do Distrito Federal

As apresentações também são abertas à comunidade

O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade - Mestre Cobra realiza, até o dia 5 de dezembro, a 15ª edição do espetáculo Quilombos da Liberdade – Consciência Negra, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Uma imersão nas raízes afro-brasileiras e valorização da produção artística do DF.

O espetáculo faz parte do Projeto Quilombo nas Escolas e dá continuidade a programação de apresentações presenciais, abordando a temática das manifestações culturais por meio dos valores e ensinamentos das raízes afro-brasileiras da Capoeira.

O projeto está visitando instituições da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, dos níveis de Ensino Básico, Fundamental e Médio. A iniciativa contempla escolas das Regiões Administrativas do Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Guará, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Taguatinga e Gama.

As aulas-espetáculos são apresentadas em seis atos, que guiam os alunos por uma empolgante viagem histórica e cultural, trazendo à tona toda a multiculturalidade brasileira carregada pela capoeira. Em cena, 15 artistas permeiam o universo da capoeira, sob o ritmo de instrumentos seguidos por cantos e agradecimentos. Durante as apresentações, os mestres e tutores trazem narrativas de cunho histórico e de experiências pessoais relativas ao poder transformador da capoeira em suas vidas. 

Segundo Mestre Cobra, fundador do Centro Cultural e Social Grito de Liberdade, o espetáculo vem evoluindo a cada edição, que na atual trabalha com o tema da consciência negra. Para ele, essa é uma maneira de contribuir com a formação da identidade cultural brasileira nas escolas. “O espetáculo tem como estratégia incentivar os estudantes a compreender e buscar mais conhecimento sobre a cultura afro-brasileira, valorizando, assim, a nossa diversidade.”

Mestre Cobra lembra, ainda que “o espetáculo contribui para a aplicação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do Brasil, desde o ensino fundamental até o ensino médio”.

O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade-Mestre Cobra foi fundado em 2005 e há

19 anos realiza atividades assistenciais continuadas e ações de mobilização da

comunidade, sempre se valendo da capoeira, com o intuito de promover a justiça

social e a cidadania.  Roberto de Oliveira França, o Mestre Cobra, se dedica ao trabalho social no Distrito Federal desde 1994. A ideia é preencher um espaço de carência esportiva, cultural, artística e de entretenimento que há em áreas de vulnerabilidade social no DF.

Programação nas escolas

OUTUBRO:

DIA 22

Centro de Ensino Fundamental 602 do Recanto das Emas

Manhã: 10h/Tarde: 14h

DIA 24

Centro de Ensino Médio Azul Riacho Fundo I

Manhã: 10h/Tarde: 14h

DIA 29

Centro Educacional 308 Recanto das Emas

Manhã: 10h/Tarde: 14h

DIA  30

Centro de Ensino Fundamental 08 Guara

Manhã: 10h/Tarde: 14h

 NOVEMBRO:

DIA 05

Centro de Ensino Infantil Riacho Fundo I

Manhã: 10h/Tarde: 14h

DIA 07

Centro de Ensino Fundamental 507 Samambaia

Manhã: 10h/Tarde: 14h

DIA 12

Caic Juscelino Kubitsheck Núcleo Bandeirante

Manhã: 10h/Tarde: 14h

DIA 19

Centro de Ensino Fundamental 01 Riacho Fundo II

Manhã: 10h/Tarde: 14h

 DIA 21

Centro de Ensino Fundamental Vila Areal Taguatinga

Manhã: 10h/Tarde: 14h

 DEZEMBRO:

DIA 05

Centro Educacional Casa Grande Ponte Alta Gama

Manha :10h / Tarde: 14h

COMENTÁRIOS

Postagem Anterior Próxima Postagem