Arte conceitual do lixo ao luxo no Colégio CCI em Samambaia DF

Ocorre, de 02 a 27/02/2026, a exposição ‘Arte Conceitual’, com curadoria e obras do artista plástico e jornalista Skartazini, no Espaço Cultural do Colégio CCI - QD 401, Samambaia/DF.

Criada no ‘projeto Do lixo ao luxo’, esta exposição mostra objetos, colagens, conservas e montagens feitas com coisas descartadas, ressignificadas. 

“Normalmente começo meus trabalhos pelo título, focado num tema, associando literatura e artes plásticas, observando como existimos e interagimos no universo a nossa volta. Obras como ‘Mãe Pet’, ‘Nivelômetro de Pulso’, ‘Tampa prá Nada’ e as ‘Conservas’, visam expandir a visão do que somos, de onde viemos e para onde vamos”, diz o artista. 

A ‘Arte Conceitual’ foca nos processos mentais de codificação e decodificação de mensagens expressas na arte, por meio de performances, instalações, objetos, colagens, grafites, pichações... Funde textos e imagens transformando arte em diálogo reflexivo, reativo, interativo... Obras de arte conceitual são meios minimalistas de comunicação.

 O termo ‘Arte Conceitual’ foi forjado nos anos 60 e 70, nas Américas e Europa, num movimento artístico contemporâneo que desafia o significado tradicional de ‘Belas Artes’. São expoentes artistas como Marcel Duchamp (precursor), Joseph Kosuth, Sol LeWitt, Yoko Ono, Joseph Beuys e brasileiros(as), como Cildo Meireles, Lygia Clark, Hélio Oiticica... 

Exposição Arte Conceitual 

De 02 a 27/02/2026 - horário comercial

Espaço Cultural CCI - QD 401, Samambaia/DF

(61) 9 9908.4963 | (61) 3048.8200 | www.portalcci.com.br                                                                                                           

COMENTÁRIOS

Postagem Anterior Próxima Postagem